Curso de alemão do Colégio Vértice trabalha a experiência cultural como um diferencial para a formação integral dos alunos

Mayumi Watanabe, 23, é estudante de medicina veterinária e zootecnia na USP. Do 8º ano do Fundamental II ao 3º do Ensino Médio foi aluna do Colégio Vértice, onde também estudou alemão durante 4 anos. “A fluência na língua alemã foi determinante na minha trajetória e escolhas para o futuro, como a decisão de estudar fora”, conta. A jovem cursou dois semestres na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), e teve a oportunidade de estudar disciplinas de graduação em Medicina Veterinária. Lá, teve a certeza da carreira que gostaria de seguir no Brasil, além de vivenciar inúmeras experiências culturais.

O relato da futura veterinária retrata o objetivo do Colégio ao oferecer o curso extracurricular de alemão: preparar o educando para o mundo, expandindo suas fronteiras e possiblidades. E desde 2009, quando o Vértice passou a fazer parte da iniciativa PASCH (projeto “Escolas: parceiras para o futuro”, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em parceria com o Instituto Goethe) e estruturou seu programa de idioma alemão, a procura dos alunos pelo curso só tem aumentado – atualmente mais de 100 estudantes, do 4º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, cursam alemão no Vértice.

Além das aulas semanais, os alunos participam de diversas atividades extras, como concursos, passeios e projetos. Ao concluir um nível, os alunos têm a oportunidade de prestar os exames internacionais de proficiência na língua alemã e os que se destacam, não só no curso, mas também no desempenho no Colégio, podem concorrer a bolsas de estudo para cursos de férias na Alemanha. Neste ano, seis alunos do Vértice conseguiram bolsas de intercâmbio, após passarem por um processo seletivo rigoroso com estudantes de outras escolas parceiras da PASCH.

Segundo a coordenadora do curso de alemão do Vértice, Edilene Wallwitz, dominar outras línguas e acumular experiências internacionais podem ser fatores decisivos para as escolhas que impactarão o futuro dos estudantes, “dentro da proposta do Colégio de formação integral do aluno, este tipo de iniciativa trabalha diversos aspectos culturais e socioemocionais e pode colocar o aluno em uma posição de destaque no mercado atual”, analisa.

Estudar na Alemanha

O objetivo principal do projeto PASCH é fomentar o aprendizado da língua alemã em escolas de primeira linha ao redor do mundo e capacitar seus alunos para estudos de graduação ou pós-graduação na Alemanha. O programa conta atualmente com 1.800 escolas parceiras ao redor do mundo e, somente no Brasil, mais de 135.000 alunos de Ensino Fundamental e Médio aprendem alemão.

O número de estudantes brasileiros em instituições de ensino superior alemãs cresceu 36% nos últimos dois anos, de acordo com relatório mais recente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Centro Alemão de Pesquisas sobre Ensino Superior e Ciência (DZHW). Atualmente, ex-alunos do curso de alemão do Colégio também estudam na Alemanha através de parcerias fechadas com as próprias universidades brasileiras, entre elas USP e FGV.

Sobre o Grupo Vértice de Educação

​Em 40 anos de trajetória, o Grupo Vértice de Educação, que administra os Colégios Vértice e Curumim​, mantém o foco na formação integral de seus alunos, com uma proposta pedagógica que reforça a importância do acompanhamento individualizado, além do hábito de estudo e do sistema de avaliação permanente. Trabalha a formação integral do aluno através do conteúdo e desenvolvimentos das habilidades humanas com a artes, música e esportes. ​

O Vértice é parte integrante do PEA-UNESCO, rede internacional de escolas que desenvolvem e estimulam projetos interdisciplinares dirigidos à ampliação da cidadania. Também possui parcerias com entidades e ONGs para o desenvolvimento de iniciativas de ação comunitária que potencializam a formação humana de seus estudantes.

Com mais de 1200 alunos, ocupa desde 2006 as primeiras posições nos rankings de avaliação do ENEM.

O Espaço Cultural Vértice é uma iniciativa do Grupo Vértice de Educação para incentivo à cultura​ e oferece atividades para pais, alunos e familiares e para público externo em geral.​