Cursos ministrados pelo Instituto Caleidos abrem espaço para arte dentro das escolas

O Instituto Caleidos em São Paulo está levando a arte da dança para os alunos da rede pública de ensino. Por meio de sua diretora, a coreografa e pedagoga Isabel Marques, o Instituto Caleidos realiza um programa de formação permanente dos professores interessados em inserir a dança em seu ambiente diário. Atualmente, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Caleidos contempla os docentes da Diretoria Regional de Pirituba. Mas para quem não pertence a esse diretoria pode realizar o curso diretamente na sede do instituto.

As inscrições para os interessados em realizar os cursos de formação no Instituto Caleidos estão abertas. Neste segundo semestre serão oferecidos três cursos “Linguagem da Dança”, “Dançando na Escola” e “Preparo Corporal” ministrados pela diretora do Instituto e do Caleidos Cia. de Dança, Isabel Marques e pela professora Ana Paula Mastrodi. Os cursos tem duração de quatro meses e custam para os professores da rede pública R$ 180 mensais. As aulas tem início em 11 de agosto e termino no mês de novembro. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail [email protected].

Os valores dos cursos dentro do Instituto seguem uma política diferenciada. O Caleidos criou e pratica o plano de “desmonetarização” – parte da mensalidade pode ser trocada por objetos e itens que valorizem o espaço (detergente, café, papel toalha, uma planta, um presente qualquer). “Com isso, o Instituto busca humanizar as relações profissionais e estabelecer outras formas de pagamento e compartilhamento de conhecimento que não sejam as monetárias (dinheiro). Busca também criar e gerar senso de corresponsabilidade entre os frequentadores e o espaço do Instituto”, explicou Isabel Marques.

Segue abaixo um resumo do que será abordado em cada um dos cursos:

LINGUAGEM DA DANÇA – Inicio dia 11 de agosto, docente Isabel Marques, segundas às 18h30

Destinado para profissionais e leigos, o curso trabalha os princípios de Rudolf Laban (a Coreologia) de forma investigativa, lúdica e contextualizada. A ênfase do curso é dada aos processos de criação (improvisação e composição) tendo como abordagem a “Proposta Metodológica da Dança no Contexto” (Marques/96).

DANÇANDO NA ESCOLA – Inicio dia 12 de agosto, docente Isabel Marques, terças às 18h30

Curso para professores de dança e professores que praticam atividades de dança em seus programas escolares (escolas públicas, privadas, ONGs e academias). Curso teórico/prático busca discutir, sugerir e vivenciar propostas de dança nas salas de aula tendo como abordagem a Proposta Metodológica da Dança no Contexto (Marques/96)

PREPARO CORPORAL– Inicio dia 14 de agosto, docente Ana Paula Mastrodi, quintas às 18h30

Curso prático para profissionais de dança e/ou interessados em geral abordando aspectos de percepção, reequilíbrio e reeducação do movimento por meio de exercícios, práticas corporais e movimentação.

Sobre o Caleidos:O Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde sua fundação, o Instituto Caleidos já realizou trabalhos para diversas organizações sociais e governamentais entre elas Ministério da Educação, Unesco, Funarte, Secretarias Estaduais de Educação dos estados do Pará, Paraná, Goiás, São Paulo, Pernambuco, além de atuar em diversos eventos como a Bienal Internacional de Dança de Fortaleza, Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Londrina, entre outros.

Isabel Marques é  escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artísitca no Brasil e no exterior. Fundou, em 1996, e dirige o Caleidos Cia. de Dança, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros “Ensino de Dança Hoje”, “Dançando na Escola”, pela Cortez Editora, e “Linguagem da Dança: Arte e Ensino”, pela Digitexto, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 200 9 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.

Início das aulas: agosto de 2014

Local: Instituto Caleidos/Rua Mota Pais, 213 Vila Ipojuca/SP