Guia para Gestores de Escolas

De carona com os eventos das olímpiadas e culturais de grande porte

Por Carina Gonçalves*

Estamos a poucos dias do início das olímpiadas no Rio de Janeiro (05 a 21/08), um dos eventos de maior repercussão mundial e que pode ser tema para divulgar a sua escola e suas atividades internas e externas durante o mês de agosto e setembro. Quando menciono isso, me refiro as possibilidades de associar assuntos relacionados aos jogos, aos esportes e até a visitação de pessoas de várias partes do Planeta que podem contribuir na realização de projetos e pautas sobre o seu estabelecimento.

Explico melhor. Digamos que na sua escola já esteja acontecendo algo relacionado às olimpíadas e, com isso, você possa atribuir tais ações para divulgá-las, pegando carona nos eventos que estão por acontecer. A sua escola ou instituição de ensino (idiomas, cursos livres, etc.) pode, por exemplo, ser fonte para matérias jornalísticas e ou mesmo ter destaque nas mídias sociais com a viralização de postagens.

Como fazer:

Fique atento as datas e eventos que possam ser base para um projeto educacional e ou lúdico e use todos os seus recursos (humanos e tecnológicos) para fazer chegar todas as informações ao seu público alvo.

É fundamental que os textos e publicidade sejam analisadas e focadas em cada perfil que se deseje atingir. Exemplo, o futebol pode ser direcionado tanto para homens como para mulheres, crianças e jovens. Para cada um deles, use uma linguagem apropriada e que tenha reciprocidade para com as faixas etárias.

Resultados:

Com a realização de atividades ligadas aos eventos que acontecem no mundo e no Brasil, a escola ou instituição de ensino se mostra antenada, contemporânea e aberta para o progresso do ponto de vista educacional e lúdico, saindo da zona de conforto e oferecendo novas bases para o conhecimento.

Outros eventos interessantes para serem base de atividades:

Bienal Internacional do Livro de São Paulo – de 26 de agosto a 04 de setembro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos. A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950. Nessa época, mais precisamente em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na praça da República.

Jogos Paralímpicos Rio 2016 – de 07 a 18 de setembro

Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.

Se quiserem mais dicas e ou consultoria e serviços em comunicação e marketing, escrevam para o meu e-mail: [email protected] / [email protected]

*Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!