Desafios da Gestão | Aquisição Gennera Academic One | Instituto Maria Auxiliadora

A gestão de uma instituição de ensino nunca foi uma tarefa fácil de ser executada. Afinal, são diversas atividades presentes na vida de um gestor escolar. Além de se preocupar com as demandas que sustentam o funcionamento da instituição, precisa garantir que todos os processos internos resultem numa boa educação para os alunos da escola.

Entre a variedade de desafios enfrentados diariamente por toda gestão escolar, gargalos no setor financeiro e contábil costumam ser os mais frequentes. A manutenção sobre a estrutura escolar deve estar sempre em dia, o estoque de equipamentos e outros materiais não pode estar em falta, os colaboradores precisam receber seus salários, além de outros investimentos; podendo ser em novas tecnologias ou na capacitação de seus professores, monitores etc. Tudo isso acaba sendo responsabilidade desses setores. Ou seja, a gestão financeira de uma instituição de ensino é a base para o funcionamento escolar como um todo.

Sendo assim, os empecilhos surgem, geralmente, na falta de sistematização sobre o fluxo monetário da instituição, através de relatórios com informações bagunçadas; comprometendo o fechamento de contas no final de cada mês. Os dados sobre contas a pagar, contas a receber ou informações cadastrais dos alunos e pais são informações extremamente valiosas que, se não forem devidamente geridas, levarão a instituição ao negativo em um piscar de olhos. Felizmente, tais problemas podem ser solucionados por tecnologias educacionais; ou seja, através de ferramentas tecnológicas que auxiliam a gestão escolar e garantem a qualidade pedagógica da instituição. Este é o caso do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Porto Alegre: Possuindo cinco unidades e mais de oitocentos alunos, a instituição conseguiu acabar com as inadimplências e agilizar seus processos de pagamentos após a aquisição da solução completa do Gennera Academic One. Assim, os relatórios de todas as unidades foram devidamente padronizados, possibilitando que as contas sejam fechadas corretamente; sem deixar nenhuma para trás.