Guia para Gestores de Escolas

Descubra como mensurar a satisfação dos pais e alunos e alavancar os resultados

Você sabia que é importante medir os resultados dos serviços educacionais entregues para saber se sua instituição está no caminho certo? Então, se o seu desejo é manter e elevar ainda mais a qualidade do ensino, assim como assegurar sua competitividade perante o mercado, jamais ignore o uso de bons indicadores de gestão escolar no seu dia a dia.

A utilização desses indicadores, como apoio à tomada de decisão, é essencial para que as instituição consiga mensurar seu desempenho, desenvolver novos serviços, estabelecer padrões de qualidade esperados, comparar resultados e, claro, medir o grau de satisfação da comunidade escolar ― professores, alunos, pais, funcionários e todos os que estiverem envolvidos no projeto educacional.

Mas, afinal de contas, quais ferramentas são úteis e necessárias para mensurar os resultados da prestação de serviços educacionais? Continue acompanhando: vamos falar sobre elas agora mesmo. Boa leitura!

Satisfação dos responsáveis e do aluno

As pesquisas de satisfação feitas com os pais ou responsáveis e os alunos são indicadores cruciais para conseguir dados qualitativos. A partir dessas informações, é possível analisar se há medidas que estão sendo eficientes, se precisam ser melhoradas ou até mesmo mudadas.

Com a Nota Média de Indicação (NPS) para escolas, fica bem fácil medir a satisfação do público. A métrica ajuda a entender se a instituição de ensino está caminhando para entregar o serviço educacional de qualidade ou se é necessário aprimorar alguns aspectos.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente útil para compreender se as medidas tomadas pela gestão apresentaram resultado positivo e se estão alinhadas às expectativas de toda a comunidade escolar.

O NPS é uma metodologia que procura avaliar a satisfação a partir de uma pergunta bem simples. 

  • em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você indicar a nossa escola para seus amigos e familiares?

A métrica é bastante facilita o processo tanto para aquele que responde à pergunta como para quem avalia os resultados. Sem contar que o NPS pode ser utilizado em diferentes contextos, podendo ser direcionado para cada persona da instituição de ensino.

Avaliação Institucional, o que você precisa

Outra forma mais ampla e completa, por existir diversos eixos, de medir a satisfação do pais e alunos é por meio da Avaliação Institucional. Com ela é possível criar formulários segmentados para cada área da instituição, por exemplo, acadêmico, infraestrutura, coordenação, corpo docente e assim por diante. 

De forma prática, a Avaliação Institucional nada mais é do que um conjunto de perguntas, disponibilizadas em um formulário, que também tem como objetivo identificar os pontos fortes da instituição, assim como os pontos de melhorias, a partir da percepção dos pais e alunos.

O melhor de tudo é que as avaliações são personalizadas de acordo com os objetivos da instituição e podem ser facilmente criadas e disponibilizadas no portal do aluno, concentrando assim, as informações em um único ambiente. Os alunos e responsáveis podem responder de qualquer dispositivo eletrônico, dessa forma, facilitando o acesso a todos. 

Com o resultado obtido, a instituição pode realizar os ajustes necessários e verificar o que de fato pode ser continuado ou que necessita mudança. Dessa forma, pode-se atribuir que as melhorias foram realizadas tendo em vista a opinião dos avaliadores, gerando assim, satisfação de ambas as partes e um sentimento de contemplação, pois as sugestões dadas, foram atendidas.

É preciso enxergar a Avaliação Institucional como uma parceira fundamental da instituição. Sabemos que é melhor e mais seguro caminhar sabendo a direção e com a Avaliação é exatamente assim, pois ela norteia a instituição para os próximos passos. 

Talvez você esteja se perguntando como é possível realizar a avaliação de forma prática e otimizada, a resposta é simples: com um Sistema de Gestão totalmente preparado para atender esta demanda. 

Possuir um software que realiza esse processo otimiza o tempo, gera dados seguros, possibilita a constância e centralização das informações, facilita a rotina e o melhor, direciona com precisão e auxilia a instituição na tomada de decisão para possíveis mudanças seja na infraestrutura, acadêmico, financeiro, entre outros. 

Se você ainda não está convencido que a Avaliação Institucional é essencial e é exatamente o que você precisa para a sua instituição crescer e satisfazer as necessidades do público, confira agora 8 vantagens de realizar a avaliação institucional. 

A Avaliação Institucional permite:

  • Criar diversos tipos de questões (objetivas e discursivas) de acordo com a necessidade da Instituição;
  • Estabelecer período disponível para respostas dos avaliadores;
  • Permitir que a Instituição de Ensino acompanhe o percentual de engajamento dos avaliadores visando adotar ações para aumentar a quantidade de resposta da avaliação, caso necessário;
  • Possibilitar o avaliador responder as perguntas pelo Portal via browser, inclusive por celular e tablet; 
  • Disponibilizar o bloqueio do Portal até que a avaliação, vinculadas ao aluno ou responsável, seja respondida;
  • Gerar relatório de resumo das respostas para controle;
  • Exportar respostas para Excel (Analítico e Sintético);
  • Criar formulários individualizados para cada avaliador

Viu porque é vantajoso possuir um sistema que realize esse processo, e sobretudo implementar a Avaliação Institucional?! Se você já possui uma das soluções da Activesoft, então, existem mais facilidades para você, como:

  • Integração com os demais módulos do Sistema
    • As avaliações são respondidas dentro do Portais que os alunos, responsáveis e professores já conhecem.
    • Como são usuários do SIGA, os avaliadores não precisam ser recadastrados ou receber novas senhas
    • É possível realizar avaliações para grupos específicos como alunos de um curso, professores de uma disciplina, entre outros.

Como é notório, com o auxílio dos indicadores para instituições de ensino, é possível identificar os principais problemas que acabam impedindo uma entidade de crescer. Tenha certeza de que um controle de qualidade eficaz vai ajudar muito na manutenção dos alunos e no aprimoramento da instituição diante do mercado, o que contribui ainda para uma maior captação de novos estudantes.

Avalie o NPS, realize a Avaliação Institucional, e descubra já se sua instituição está no caminho certo para a satisfação dos pais e alunos, excelência no serviço e posicionado de marca no mercado. 

Clique aqui agora e saiba mais sobre a Avaliação Institucional!

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