Dia do Professor: o paradoxo da vida pessoal e profissional

Não me canso de falar e enaltecer o papel do educador na formação de um indivíduo. Ele não está sozinho nessa empreitada, mas, sem dúvida, é um dos pilares mais importantes da base de uma sociedade. Para reconhecer e homenagear esse profissional, a data de 15 de outubro foi decretada como feriado escolar, consagrando-se como o Dia do Professor.

Sendo assim, o personagem principal da conversa de hoje é você, professor! Quero trazer à tona questões como sonhos, metas, vida pessoal, enfim, assuntos que, muitas vezes, são deixados de lado, até mesmo pela vida corrida e de extrema doação à rotina do trabalho.

Como está a sua vida? Já parou para pensar nos seus objetivos? Traçou estratégias para que saiam do papel e se concretizem? E quanto ao planejamento financeiro, como anda esse assunto? Podem parecer perguntas difíceis de serem respondidas assim, de surpresa, mas a verdade é que não deviam ser tão complicadas e essa é a minha preocupação.

Você se entrega de corpo e alma na missão de educar crianças, jovens e adultos; você transforma vidas. Mas, contraditoriamente, acaba deixando a si mesmo de lado, em segundo plano. Se somar esse comportamento ao fato de que a valorização do professor em nosso país não é nem um décimo do que deveria ser, a fórmula se mostra bem perigosa, com resultados catastróficos.

Por isso, o meu apelo a todos os professores que estiverem lendo este artigo: tomem as rédeas de suas vidas e se eduquem! Não deixem o tempo passar indefinidamente para só então perceberem que não fizeram nada do que gostariam. Aprendam com os erros, mas também façam dessa data comemorativa um marco de mudança.

Se tiver constituído uma família, envolva todos no processo. É hora de começar um novo presente e, claro, constituir um futuro muito melhor. Invista em você mesmo, dedique todo o esforço e a energia que tem no trabalho para a sua vida pessoal. Pense em três objetivos de vida que sempre quis realizar e trace planos concretos para que isso de fato ocorra.

E se as finanças estiverem sendo um problema grande, impedindo que essa evolução aconteça, veja meus artigos aqui na Direcional e outros tanto conteúdos sobre o assunto, como vídeos, palestras, livros, etc. Espero ter conseguido dar uma “injeção” de positividade e otimismo em uma das figuras mais importantes na vida de todos nós. Feliz Dia do Professor!

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.