Dica — Água

Matéria publicada na edição 25 | Fevereiro 2007 – ver na edição online

Água de qualidade o ano todo

Fornecer água fresca e de qualidade aos alunos é obrigatório para qualquer instituição de ensino, da menor escola de Educação Infantil às grandes universidades. É preciso estar atento e adquirir apenas bebedouros de boa qualidade, evitando problemas com a manutenção e a durabilidade dos equipamentos.

Segundo Adriana Pablos, fabricante de bebedouros, todos os componentes utilizados na fabricação de um bebedouro – como compressor e cabo de energia – devem estar dentro dos padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem certificados pelo Inmetro (www.inmetro.gov.br). “Se houver alguma peça em plástico ela deve ser de plástico não inflamável, submetido a teste em laboratório indicado pelo Inmetro”, adverte a fabricante. Desde 01 de agosto de 2004, tanto bebedouros nacionais quanto importados devem atender aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Avaliação de Conformidade, aprovado pela portaria 191 do Inmetro.

Além dos cuidados com a aquisição dos equipamentos, as escolas devem cuidar da manutenção periódica. No Colégio Santa Maria, localizado no Jardim Marajoara, em São Paulo, a manutenção preventiva dos bebedouros da escola é feita em todos os períodos de férias, ou seja, a cada seis meses. Com cerca de três mil alunos, a escola tem perto de 25 bebedouros de pressão, com gabinete em aço inoxidável. Segundo o gerente administrativo do colégio, Antônio Humberto dos Santos, é feita a regulagem de pressão na própria torneira. “Quando o bebedouro está desregulado, a água ou sai com muita força ou com pouca força, dificultando a utilização pelo aluno”, diz.

Sempre que necessário, a equipe de manutenção do colégio procede a troca das torneirinhas, muitas vezes quebradas por uso inadequado. Nas datas previstas, são trocados os filtros internos. Há uma ficha de cada bebedouro da escola, indicando quando deve ser feita a troca. Para casos de queima de motor a escola aciona o fabricante do equipamento. Este ano, o Santa Maria está instalando alguns modelos de bebedouro eletrônico. Humberto explica que o modelo possui cuba com várias torneiras e é mais otimizado, gelando mais rápido e trabalhando com menor consumo de energia.