Dica — Ar Condicionado

Matéria publicada na edição 34 |Janeiro 2008 – ver na edição online

De cuca fresca

O conforto térmico é fundamental para o bom rendimento dos alunos e professores em uma sala de aula. Segundo o engenheiro Osvaldo Francisco Alves, presidente do Departamento Nacional de Projetistas da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), os sistemas de ar condicionado mais indicados nas escolas podem ser centrais (com redes de dutos), ou splits de ambiente. A vantagem do split sobre o aparelho de janela é a melhor distribuição de ar no ambiente, além de ser mais silencioso. Porém, é preciso prever tubulação para drenagem da água condensada nas bandejas, até o ralo ou exterior.

“Para qualquer sistema deverá ser prevista a taxa de ar externo determinada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, para higienização e pressurização dos ambientes, bem como a classe de filtragem mínima definida pela Anvisa”, explica o engenheiro Osvaldo Francisco Alves. A carga térmica, vazões de ar (externo e de insuflação) calculadas e classe de filtragem são necessárias para a correta seleção dos equipamentos. A faixa de temperaturas de conforto é de 22°C a 24°C.

O cálculo de carga térmica leva em conta, basicamente, insolação por paredes, vidros e teto; iluminação; número de pessoas; equipamentos usados em sala; vazão de ar externo, que está mais quente e úmido do que se pretende na sala, e motor do modelo escolhido. “O circuito elétrico para cada aparelho de ar condicionado deve ser exclusivo, com um conjunto de fios e dispositivos de proteção só para ele”,  ensina o engenheiro eletricista Edson Martinho, presidente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Ele lembra que, antes de instalar o equipamento, é preciso verificar se o sistema elétrico existente possui previsão para o aumento da carga, ou seja, se os cabos têm a capacidade de conduzir a potência que será necessária para o funcionamento do aparelho.

A manutenção dos equipamentos deve ser feita por empresas que tenham um engenheiro mecânico como responsável técnico. O serviço é realizado em conformidade com o previsto no PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) da Anvisa, que determina as ações a serem efetuadas (limpeza e/ou substituição de filtros, bandeja do condensador, etc.) e sua periodicidade.

“Também é possível melhorar o conforto térmico dos ambientes através de resfriamento evaporativo, em que ventiladores insuflam o ar que passa por uma aspersão de água, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade, antes de ser insuflado no ambiente”, revela Osvaldo Francisco Alves. Outro recurso, segundo ele, é a aplicação de películas nos vidros para minimizar a radiação solar, visto que esta costuma ser a maior fonte de calor em um ambiente. “Em todos os casos, é fundamental a renovação de ar no ambiente para higienizar e reduzir os problemas respiratórios dos ocupantes”, adverte o engenheiro da Abrava.