Dica – Assessoria contábil: Serviço especializado

A contemporaneidade destaca, em suas relações sociais, um conjunto de transformações que habitam todos os espaços. Essas mudanças guiam e compõem, principalmente no setor estudantil, novas estratégias, ações diferenciadas, pesquisas e implementações de serviços especializados, auxílio e consultoria (pedagógica e administrativa), e orientações na área contábil.

Com tantas e recorrentes mudanças na legislação brasileira, a contabilidade passa a ocupar, cada vez mais, a função de aliada nas empresas, orientando quanto à classificação fiscal, redução de gastos com impostos e mais eficiência na administração financeira. Nas escolas, o cenário não é diferente.

“A contabilidade oferece uma visão mais ampla quanto ao mercado, orienta o empresário nas suas tomadas de novas decisões e é um know-how interno com a experiência externa”, explica Rui Cadete, contador e presidente de uma empresa de consultores e auditores associados.

Dessa forma, há um aumento na procura por serviços contábeis direcionados às instituições escolares, garantindo soluções eficazes, elaborações legais e tributárias, e atuações eficazes.

Cleo Gomes, diretora administrativa de uma assessoria, indica que o serviço de assessoria contábil consiste na verificação, análise e tratamento contábil a toda movimentação financeira e que, através de relatórios e outros processos vinculados, permitem que o usuário visualize a saúde financeira das escolas servindo para tomada de decisões. “O serviço de assessoria contábil é necessário para cumprimento de diversas obrigações voltadas a área contábil. A contratação de um profissional contábil deve garantir o cumprimento dessas obrigações que são acessórias e fazem parte da rotina das empresas”, afirma Cleo.

Assim, o processo de escolha deste serviço especializado deve seguir algumas observações, como avaliar a empresa contratada, ter atenção à qualidade da entrega do trabalho e ao relacionamento que a empresa trava com o cliente e com o mercado. “É preciso conhecer os valores da empresa e identificar se há relação com os valores da escola”, afirma Rui Cadete, que complementa: “O primordial é conhecer sua história e como essa empresa é vista no mercado”.

De acordo com o contador, na hora da escolha, é importante atentar para a metodologia de trabalho da empresa em questão, se a organização é comprometida com a ética e o sigilo das informações dos clientes.Essa empresa trabalha com a otimização de processos, como armazena os dados recebidos? De que forma essa empresa contribui com o meio ambiente? Qual o nível de conhecimento de seus colaboradores? Pode ser interessante conversar com outros clientes, se possível, antes de fechar o contrato”, finaliza Rui. (RP)

Saiba mais:

Cleo Gomes – [email protected]