Dica — Barreira contra a sujeira

Matéria publicada na edição 24 | Janeiro 2007 – ver na edição online

É possível valorizar a entrada da secretaria ou de outros ambientes da escola com o uso de tapetes adequados que além de embelezar a área, funcionam como uma barreira contra a sujeira.  Ao reter parte da sujeira contida nos sapatos, os tapetes ajudam na manutenção dos pisos internos. Existem diversas opções de tapetes no mercado, dos tradicionais capachos de fibra de coco aos modernos tapetes de fibra de nylon. Segundo Domingos Palumbo, que há 10 anos revende e personaliza tapetes, os capachos, com 30 milímetros  de espessura, demoram mais para encharcar no caso de chuva. Porém, devem secar ao sol para não exalar mau cheiro. Os capachos podem ser pintados, recebendo borda colorida ou personalizados com o logotipo ou o nome da escola, informa Palumbo.

Já os tapetes de fibra de nylon são produzidos com mantas, geralmente importadas, com 10 milímetros de espessura. Empresas especializadas fabricam os tapetes, inclusive com opções de personalização. Conforme Palumbo, a inserção de bordas, letras ou desenhos nos tapetes deve ser feita pelo processo de vulcanização. “Se forem apenas colados, esses detalhes soltam do tapete com o passar do tempo”, informa. O trabalho de personalização é praticamente artesanal e a escola deve procurar empresas com referências e experiência no setor.

Geralmente, os fabricantes das mantas dão garantia de um ano ao material. Mas, para garantir uma boa durabilidade é fundamental tomar alguns cuidados na manutenção dos tapetes de fibra de nylon. Palumbo recomenda que, duas vezes por semana, os tapetes sejam virados para baixo e batidos com a vassoura. Assim, é possível livrar os tapetes de todos os resíduos. “Se os tapetes forem apenas varridos, só é retirada a sujeira que está por cima. A areia penetra nas fibras e, conforme o tapete é pisado, as fibras são cortadas pela areia, diminuindo a vida útil do tapete em cerca de 50%”, avalia. Periodicamente, os tapetes podem ser lavados com sabão neutro. Os tapetes de fibra de nylon são muito utilizados também para proteger o piso de elevadores. Outra opção para elevadores são os tapetes de borracha, com 3 milímetros de espessura, indicados especialmente para os elevadores de serviço, pela sua resistência e baixo custo.