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Guia para Gestores de Escolas

Dica — Berçário

Matéria publicada na edição 35 |Fevereiro 2008 – ver na edição online

 Segurança para os pequenos

A cada dia as crianças estão chegando mais cedo às escolas. Diante desse cenário, os berçários precisam atender às exigentes expectativas das famílias, oferecendo pessoal preparado e instalações adequadas. Fabiane Boyadjian Guimarães, coordenadora pedagógica do Berçário e Escola Balou, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, afirma que os pais estão preocupados com segurança em todos os sentidos. “É preciso oferecer locais iluminados e arejados, ambientes de estímulo, estabilidade da equipe, boa formação dos funcionários, higiene, limpeza, profissionais diversos como nutricionista, enfermeira, lactaristas, professores de música, entre outros”, cita Fabiane, completando que a escola está sempre pronta a orientar os pais em suas dúvidas relativas às diversas fases do desenvolvimento infantil como, por exemplo, questões quanto ao uso de chupeta, retirada das fraldas, manhas etc.

Uma tendência que vai de encontro às necessidades dos pais é disponibilizar via internet imagens do berçário. “Os pais podem acessar pelo site da escola, através de duas senhas cadastradas no ato da matrícula, 14 câmeras, instaladas no parque, na brinquedoteca, no lounge multimídia, no refeitório e nas salas de aula. Também existem câmeras de segurança em toda parte externa da escola e nos trocadores, mas estas não são colocadas na internet”, conta. Segundo a coordenadora pedagógica, poder ver o filho a qualquer momento pelas câmeras tranqüiliza pais que trabalham o dia todo e que não podem estar perto das crianças tanto quanto gostariam.

Para Maria Irene Maluf, pedagoga especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia, muitos itens devem ser levados em conta pelos pais que estão escolhendo um berçário para o seu bebê. Em primeiro lugar, a escola não pode ser muito longe do trabalho do pai ou da mãe, acredita. Buscar referências com pais que tenham ou tiveram filhos no berçário também é indicado. “É preciso ainda conhecer o local por dentro em dia de funcionamento normal, saber claramente qual a formação acadêmica dos profissionais da casa e sua experiência, questionar a  respeito da proposta de trabalho do berçário e colocar seus anseios em relação a esse trabalho”, aponta Maria Irene. Os pais devem indagar sobre questões de ordem prática sem constrangimento, complementa, por exemplo, questionando sobre a segurança do local, o controle de higiene adotado, horários, possibilidade de informações através  de telefonemas, visitas durante o dia etc.

Além da segurança e das instalações, somente um berçário com pessoal preparado poderá dar às crianças à necessária estimulação. Conforme Maria Irene, a fase dos zero aos três anos é a mais decisiva em relação à qualidade do desenvolvimento das células cerebrais e determina toda a potencialidade futura da criança. “Assim, um bom berçário oferece à criança recursos físicos, como bons espaços cuidadosamente planejados, segurança e higiene a qualquer prova, mas também profissionais com boa formação pessoal e profissional, com variedade de formações, como psicólogo, psicopedagogo, enfermeira, que permitam o planejamento  e execução de cuidados e de estimulação adequada a cada faixa etária”, sustenta.

No Balou todas as berçaristas possuem cursos específicos de berçaristas e de ADI – Auxiliar do Desenvolvimento Infantil. Os funcionários também recebem orientação com os cuidados de higiene pessoal, incluindo orientação odontológica e de nutrição passam por cursos de  reciclagem durante o ano. “Para ensinar a fazer, o profissional precisa estar bem orientado em todas as questões, além da educacional”, finaliza Fabiane.

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