Dica – Blindagem Virtual: Uma Necessidade no Ambiente Escolar

Matéria publicada na edição 110 | Agosto 2015- ver na edição online

Por Rafael Pinheiro

Atravessamos uma era inteiramente digital. A cultura interativa e instantânea presentes em tablets, notebooks e smartphones disponibilizam um mundo ilimitado de possibilidades: conhecimento, relacionamento, facilidades no dia a dia, entretenimento, entre tantas outras opções que uma simples navegação na web pode proporcionar.

A estrutura que a internet mostra-se diariamente reforça uma ideia de ambiente efêmero, irrestrito e longe de vigilância. A internet, assim como disponibiliza uma série de encantamentos e diversões, possui, infelizmente, diversos riscos à segurança. Proteger crianças e jovens em um ambiente virtual inclui todos os campos de sua vida social, principalmente a escola.

De acordo com o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança), houve um aumento de 197% de incidentes reportados em 2015 comparado ao ano anterior. Os incidentes crescem, porém, a procura por segurança também. indaga

Existem diversos equipamentos no mercado que garantem a eficácia na segurança. Segundo Wladimir Mendes, proprietário de uma empresa especializada em segurança, os mais  mais utilizados são os firewalls (como se fossem “muros” de segurança da informação) com a tecnologia UTM (Unified Threat Management). Com essa tecnologia foi possível adicionar outras funções como IPS (Intrusion Prevention Systems), AntiSpam (Sistema para evitar a recepção de e-mails não solicitados), filtro de conteúdo (Sistema para bloquear e controlar os sites acessados) entre outros.

“É justamente a função de filtro de conteúdo que é utilizada para bloquear sites e/ou redes sociais. Os equipamentos são tão modernos que é possível criar grupos específicos e permitir ou negar acesso a determinados sites. Você pode bloquear um site específico ou uma determinada categoria, por exemplo: você pode especificar que o grupo ‘alunos’ não pode acessar a categoria ‘redes sociais’, já o grupo ‘professores’ consegue obter esse acesso”, destaca Wladimir.

Para obter resultados positivos, tanto para os alunos, como professores, colaboradores e pais, algumas dicas são primordiais, como: “Procure sempre empresas com experiência na área de segurança da informação. Nada de chamar aquele amigo que formata o computador do seu vizinho. Segurança é algo muito importante e devemos dar a devida atenção. Antes de escolher a empresa adequada, faça questão de conhecer ou visitar um de seus clientes, procure ver a solução funcionando. Isso fará uma enorme diferença e lhe dará mais base antes da tomada de qualquer decisão”, finaliza.