Dica — Como fazer uma boa escolha

Matéria publicada na edição 24 | Janeiro 2007 – ver na edição online

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nenhuma escola vive mais sem oferecer tecnologia para seus alunos. Seja em aulas específicas de informática ou acompanhados do professor de alguma disciplina, os estudantes devem fazer uso de softwares educativos adequados que auxiliem a aprendizagem. É preciso, porém, pesquisar muito bem o que será oferecido e também disponibilizar treinamento aos professores para o uso adequado do material.

Viviane Gabriel Ferreira, coordenadora de novas tecnologias do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, conta que frequentemente participa de workshops e feiras relacionados à tecnologia e educação, além de ouvir sugestões dos departamentos de cada disciplina. Em suas pesquisas, Viviane privilegia programas que possam ser utilizados por todo o colégio. Um software de alto custo que será usado apenas por uma série pode se tornar inviável. “É preciso checar a aplicabilidade do software. Poderei usar o software na escola toda ou terei que pagar uma licença por computador? O Corel Draw, por exemplo, tem uma licença educacional, que permite até ao professor instalar o programa em sua casa”, explica.

Entre os softwares adquiridos pela escola, Viviane cita os profissionais Flash (para desenvolver animações para internet), Dream Weaver (para desenvolver sites) e o próprio Corel, para trabalhos gráficos. Os programas são utilizados nas aulas de informática que Viviane dá para 5ª a 8ª séries e também pelos professores de outras disciplinas. Viviane cita um trabalho realizado por alunos de 5ª série em suas aulas, com conteúdo de ciências: nas aulas de informática eles pesquisaram o conteúdo e montaram um site. “Divulgo os programas para os professores, para eles conhecerem as possibilidades do software e usarem em suas aulas. Muitas vezes, a própria empresa produtora do software oferece o treinamento para os professores”, diz. Além dos laboratórios de informática, os alunos de 5ª e 6ª séries do Miguel de Cervantes contam com computadores em sala de aula. Este ano, as classes de 7ª séries ao 3º ano do Ensino Médio passarão por reformas para receber computadores. “Assim, acabará o problema de falta de espaço nos laboratórios de informática”, comenta a coordenadora.