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Guia para Gestores de Escolas

Dica – Consultoria: Olhar especializado

A contemporaneidade, esta à qual todos estamos inseridos, é marcada e guiada por processos intrínsecos, onde as transições são enfáticas e os ciclos transitórios afetam e reverberam em todos os âmbitos sociais – inclusive o desenvolvimento escolar, base de uma construção individual e coletiva.

Através de um cenário atual e repaginando, adentrando possíveis reconstruções significantes e reflexões profundas, o sistema educacional atravessa problematizações constantes, tanto na inserção de recursos tecnológicos, como avaliações, verificação de currículo pedagógico, metodologia diferenciada, modificações estruturais e tantos outros desdobramentos que cercam as instituições diariamente.

E, com tantas alterações e prováveis transformações positivas, alguns instrumentos e serviços, preocupados e antenados às reformulações, propõem consultorias especializadas.

O objetivo da consultoria, segundo o especialista Adilson Raimundo de Souza, é a melhoria nos aspectos gerais da instituição com vistas a melhores resultados, passando por: prover condições para a apreensão dos conteúdos e melhor aprendizagem; possibilitar a melhoria dos resultados acadêmicos; proporcionar melhorias no clima organizacional; a valorização da equipe (pedagógica e administrativa) através da formação, da implementação de um plano de cargos e salários e de aperfeiçoamento das condições de trabalho; prover entendimentos nos processos internos (pedagógicos, secretaria, tesouraria, administrativo em geral); elaborar um Plano Diretor contemplando adaptações e inovações no ambiente de toda a instituição.

Adilson, consultor do Colégio Nossa Senhora das Dores e Superintendente do Axis Instituto, ambos em Minas Gerais, indica que os principais serviços buscados pelas escolas são pautados pela “melhoria nos resultados acadêmicos, redução da evasão, redução da inadimplência, melhoria na imagem e posicionamento da escola no mercado/região em que atua, redução de custos e melhoramento no ambiente interno”.

Dessa forma, para o gestor ou gestora escolar que deseja contratar ou inserir serviços de consultoria, o especialista ressalta algumas dicas, como: realizar uma pesquisa sobre as empresas que oferecem tal tipo de serviço; conhecer sua base de clientes já atendidos; sua expertise na área, história e alcance dos trabalhos realizados; conhecer a estrutura e a equipe que presta os serviços nessas empresas e suas experiências profissionais e comparar o custo benefício dos serviços propostos.

“Cabe salientar que o processo de consultoria é um processo que traz melhorias no médio e longo prazo. Não adianta esperar resultados imediatos. Em uma escola, os resultados perceptíveis pela comunidade escolar (principalmente os pais e alunos) não são de fácil visualização em um curto prazo”, finaliza Adilson. (RP)

Saiba mais:

Adilson Raimundo de Souza – [email protected]

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