Dica — Projetores

Matéria publicada na edição 26 | Março 2007 – ver na edição online

Cuidados na escolha e no uso

Os projetores são equipamentos indispensáveis à rotina escolar, instalados nas chamadas salas multimídia ou funcionando como um equipamento que pode ser transportado para o ambiente desejado pelo professor. Adriano Ramos, que há 12 anos atua como revendedor de projetores multimídia, afirma que o produto atualmente está muito mais acessível às instituições de ensino. Segundo Ramos, um projetor que há 15 anos custava R$ 15 mil, hoje pode ser adquirido por R$ 3.800. Além do mais, os projetores ganharam praticidade. “Eles podem ser transportados em bolsas, semelhantes à de um notebook, o que facilita o uso na escola”, esclarece.

Apesar do custo dos projetores estar mais perto da realidade das escolas, ainda há muito desconhecimento sobre que tipo de equipamento comprar. Ramos explica que a incidência de luz no ambiente determina a qualidade da projeção. “A potência ideal para um projetor que será usado numa sala para 40 alunos, que possua cortinas, é de 1600 a 1800 ansi lumens”, explica. A capacidade de luminosidade do projetor é medida em ansi lumens. Um projetor com 1200 ansi lumens é mais fraco, portanto não terá um bom funcionamento em salas muito iluminadas. Para escolas, os projetores mais vendidos possuem até 3000 ansi lumens, esclarece Ramos.

Além de escolher o modelo mais adequado para a escola, é preciso utilizar o equipamento com cuidado, evitando danos. “Algumas escolas deixam o projetor nas mãos dos alunos, o que não recomendo”, diz. Em relação à manutenção, o maior custo está na lâmpada – uma lâmpada nova representa cerca de 1/3 do valor do projetor. Ramos explica que as lâmpadas têm uma vida útil. Passado esse prazo, elas enfraquecem, até apagarem por completo. Ramos dá uma dica importante, que aumenta a durabilidade da lâmpada: no menu, a opção controle de brilho pode ser regulada no nível baixo, ao invés de alto. “Com esse cuidado, uma lâmpada que duraria normalmente 2 mil horas, passa a durar até 3 mil horas”, garante. O revendedor ainda indica que a escola acompanhe o tempo de utilização da lâmpada no menu do aparelho. Desse modo, evita-se surpresas desagradáveis, como o lâmpada “morrer” no meio de uma aula ou apresentação importantes.