Dica – Eventos e Formatura: Planejando o evento

A rotina escolar é composta por um emaranhado de compromissos, estudos, tarefas e planejamentos que compõem todo o ano letivo. Dessa forma, a organização de eventos, festas temáticas e celebrações de novos ciclos, estabelecem comemorações necessárias e sadias.

“Sair da rotina do dia a dia é um grande desafio para os coordenadores, professores e alunos”, indica Magali Noronha, gerente de relacionamento de uma agência que realiza eventos. “Realizar eventos temáticos, como por exemplo festa junina, dia do professor e, principalmente a formatura dos alunos, torna o clima diferente, motivador e alegre”.

Assim, pensando na estruturação dos eventos e, sobretudo, na procura e contratação de empresas terceirizadas que atuem nesse segmento, Magali indica que, o primeiro desafio, é ter a escola como parceira. “Trata-se de um processo complexo, pois devem ser criados mecanismos para atender a todas as expectativas: Da escola, porque trabalhamos com a sua marca; dos pais, que buscam melhor custo benefício; e dos alunos, que sonham com uma festa grandiosa, diferente de todas às quais já foram”. Além de buscar informações sobre a idoneidade da empresa, o atendimento, as entregas que fez em eventos anteriores e a ética, principalmente, são pontos fundamentais.

Para a preparação da formatura dos alunos do Ensino Médio, algumas dicas podem ser adotadas por gestores escolares, destacando planejamento minucioso e participação efetiva na composição deste grande evento. Kleber Marques Paganini, empreendedor de uma empresa que oferece produtos para formaturas, destaca quatro pontos importantes durante esse processo organizacional: É muito importante a transparência, e por isso, antes de mesmo do gestor(a) saber sobre o produto, procure saber sobre a empresa, se houve ou há reclamações em sites exclusivos para esse fim; Consulte escolas que trabalharam (ou trabalham) com a empresa terceirizada, pergunte sobre a experiência de trabalhar com determinada empresa, sobre o prazo de entrega dos produtos; Consulte o site da empresa em questão e veja se tem depoimentos de escolas/gestores; Procure sempre por inovação. “Assim como em qualquer empresa, a escola também ganhará buscando por inovação. Fico feliz em ver empresas e escolas que se renovam. Essas são as quatro principais dicas que, quando seguidas à risca, dificilmente o gestor escolar enfrentará problemas”, ressalta.

A integração de toda a comunidade escolar, incluindo os alunos, caracteriza um sentimento de pertencimento, já que “a formatura/evento é um momento único, inesquecível e merece a participação de todos (com exceção dos pequenos); o aluno merece o melhor e o gestor escolar merece o melhor das empresas”, pontua Paganini. (RP)

Saiba mais:
Magali Noronha – [email protected]