Dica — Formatura

Matéria publicada na edição 47 | Abril 2009 – ver na matéria online

Pais e alunos assumem eventos mais festivos.

Por Rosali Figueiredo

O fim dos ciclos escolares é marcado por celebrações, colação de grau, apresentações artísticas, bailes de formatura, baladas e viagens e mobiliza, durante todo ano, uma parceria saudável entre as escolas, os alunos e seus familiares. Cada instituição tem a sua maneira de trabalhar, mas a tendência é que os eventos mais festivos fiquem por conta dos pais e estudantes. “O importante é que as escolas nos deem a oportunidade de manifestarmos a nossa vontade”, afirma Fernanda Aton, mãe de três alunos da Escola Internacional de Alphaville. Fernanda integra as comissões de formatura de 2009 do Kids 5 (equivalente à pré-escola) e do Teens (9º ano).

“Há três anos fiz parte da comissão de formatura de um outro filho, do High (3º ano do Ensino Médio). A escola somente promoveria a colação de grau, mas queríamos uma festa. Organizamos o baile num formato que contemplou as expectativas dos pais e alunos, com espaços para restaurante, teatro e boate com DJ”, relata Fernanda. Neste ano, as comissões do Teens e do High optaram por um coquetel e viagens.

A Escola Internacional de Alphaville ajudou a formar a primeira comissão, há três anos, mas agora “elas estão assumindo tudo, a programação, o levantamento de custos e o rateio”, diz Fernanda. “Este é um momento muito importante na vida das crianças e dos adolescentes, eles estão subindo mais um degrau e se não for do jeito que as famílias sonham, sobra frustração”, complementa. Para evitar atropelos, Fernanda sugere às escolas chamarem os pais já no final do ano anterior ao da formatura. Depois, identificadas as expectativas e definida a programação, os pais correm atrás da execução, muitas vezes contratando empresas para garantir a infraestrutura do evento (som, áudio, decoração, buffet, etc.).

No Colégio Humboldt, localizado em Interlagos, zona Sul de São Paulo, pais e alunos também participam de parte da organização dos eventos. “São ritos que marcam a passagem de um ciclo para outro”, observa a coordenadora do Ensino Médio, Dorotéia Bratz. As atividades acontecem no próprio teatro da instituição, tanto para o 9º ano quanto para o Ensino Médio. No primeiro caso, a programação é um pouco mais solta, mas no Ensino Médio há uma cerimônia formal, com entrega de certificado, procedida por um coquetel, este sim, organizado e contratado por pais e alunos. Estes assumem também a realização dos eventos extra-escolares, como bailes e viagens. A diferença, observa Dorotéia, é que no Ensino Médio os alunos têm mais autonomia para definir a programação. “Mas é sempre importante que os pais acompanhem tudo para evitar contratempos”, recomenda. Como, por exemplo, os produtos e serviços contratados junto às empresas, bem como a sua necessidade e o tamanho da conta final.

Já no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Consa), localizado em Moema, o fim dos ciclos é precedido por uma série de eventos programados ao longo do ano, em datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia dos Pais, ou nos sábados culturais da escola, explica Rosemary Spassatempo, orientadora educacional da escola. Ao final do ano, o colégio promove missas e a apresentação de coreografias, e deixa para os pais e alunos a responsabilidade pelas festas e viagens. A instituição atua apenas como intermediária no contato entre estes e as empresas.

Para que os formandos e familiares evitem surpresas desagradáveis às vésperas das festividades, Alexandre da Silva, prestador de serviços na área, recomenda atenção aos contratos. “Toda a segurança do serviço está no contrato assinado”, diz, lembrando que a idoneidade das empresas e trabalhos anteriormente realizados devem ser obrigatoriamente conferidos pelos estudantes e familiares.