Dica — Gravação de imagens

Matéria publicada na edição 27 | Abril 2007 – ver na edição online

Tecnologia a serviço da segurança

Seja para monitorar o sistema de segurança ou para identificar autores de atos de vandalismo, o Circuito Fechado de TV é indispensável nas escolas. A tecnologia aplicada nesse tipo de equipamento está se tornando a cada dia mais acessível. “Hoje, aumentou a procura pelo CFTV digital e o preço caiu. Com esse sistema, é possível buscar a imagem gravada com muito mais facilidade do que nos antigos sistemas analógicos, que utilizam gravador e fita de vídeo”, constata Selma Migliori, presidente nacional da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Hoje, já existem sistemas digitais que não exigem o investimento em computadores. “Instala-se um módulo de ip que envia as imagens remotamente a uma central de monitoramento. Basta que a escola tenha internet banda larga”, constata o consultor de segurança Florival Francisco Ribeiro. Esse sistema significa economia em computadores e cabeamento.

Segundo Selma, o monitoramento das imagens é preventivo. “Ele consegue detectar uma possível ação dos bandidos. Assim, a empresa pode acionar a polícia, evitando inclusive danos maiores ao imóvel”, aponta. É recomendado que uma central de monitoramento que receba as imagens tenha duas vias de recepção dos sinais: uma via telefone fixo e outra através de backup, por exemplo, por celular.
Além do monitoramento dos sinais de alarme, é possível monitorar também as imagens gravadas, visualizando via internet as imagens geradas pelas câmeras digitais instaladas no local. “A empresa de monitoramento também tem a possibilidade de receber essas imagens e verificar o que está ocorrendo em caso de sinal de alarme”, diz Selma. Também os pais podem acessar as imagens pela internet, através de senhas. Berçários e escolas de Educação Infantil têm espalhado câmeras por suas instalações permitindo a visualização pelos pais das atividades que seus filhos estão realizando na escola. “As escolas estão se preocupando cada vez mais em oferecer segurança aos alunos e famílias”, justifica Ribeiro.

Mas, a escola deve estar alerta e contratar uma empresa especializada, que utilize cabos e conexões adequados e de boa qualidade, além de uma correta ligação entre os diversos equipamentos do sistema. “As câmeras devem estar instaladas em pontos estratégicos para que o monitoramento das imagens seja eficaz”, finaliza Selma. Um indicativo de qualidade na prestação dos serviços das empresas de segurança eletrônica é o selo amarelo, concedido às associadas da ABESE que possuam comprovada capacitação técnica e qualidade em atendimento.