Dica — Pintura

Matéria publicada na edição 29 | Junho 2007 –ver na edição online

Hora de renovar

Que tal aproveitar as férias de julho para mudar o visual da escola? Sem alunos e com poucos funcionários, o momento é ideal para uma nova pintura. E nesta hora é importante escolher bem as tintas e produtos, avaliando fatores como custos, manutenção e funcionabilidade.

As novidades são muitas. Há tintas laváveis, que favorecem a manutenção em locais com grande movimentação de pessoas, como as escolas. Existem materiais específicos para facilitar a pintura, como tintas de rápida secagem ou baixo odor. É possível até mesmo aplicar um produto que transforma a parede de alvenaria em uma superfície especial para fixação de ímãs! O mercado apresenta inovações fantásticas…

A recomendação para as áreas externas é o uso de tintas com elevada resistência às intempéries e que também sirvam de proteção para a alvenaria. Já a opção para os ambientes internos é a aplicação de materiais com maior brilho e lavabilidade, duráveis mesmo com limpezas constantes.

Quanto às cores, as dimensões do ambiente e o seu uso ditam as regras. Em geral é melhor optar por cores mais claras, que dão a sensação de amplitude. Nas salas de aula e bibliotecas, cores calmas induzem à concentração e à criatividade. Nas áreas de circulação, tons alegres e vibrantes influenciam a atividade e a interação.

O uso de gamas mais variadas de cores também permite transmitir sensações aos ambientes. Cores queimadas (como o amarelo ocre) são muito aconchegantes e ideais para um refeitório ou lanchonete. Tons frios (azuis e verdes) são relaxantes e podem acalmar as crianças pequenas. Tonalidades quentes (vermelhos, laranja-vivo e amarelo) são estimuladoras da criatividade e do movimento, ótimas para salas de arte, aulas práticas ou ginástica.
Outro ponto importante é preparar corretamente a superfície a ser pintada, de forma que ela fique firme, seca, limpa e livre de poeira, gordura, óleos, graxas, mofo ou quaisquer contaminações. Além disto, deve-se escolher o sistema de pintura mais adequado (combinação de produtos, nivelamento e acabamento).

Há uma ordem de pintura para economizar tempo e dinheiro. Comece pelo teto, depois pinte as paredes, portas, janelas e finalmente o rodapé. Use sempre os solventes e complementos indicados pelo fabricante e respeite todas as informações da embalagem.

As áreas externas devem ser lavadas com máquinas hidrojateadoras de alta pressão a cada dois ou três anos, para remover as partes soltas e toda a sujeira, prolongando a vida útil da pintura. Superfícies internas pintadas com tinta acrílica devem ser limpas com detergente neutro, esponja macia e pano umedecido, com movimentos suaves, respeitando-se um prazo de 20 dias da conclusão da pintura.

Consultoria:

Gerson Martins, supervisor de Atendimento ao Consumidor da Tintas Coral e Kleber Tammerik, coordenador de Serviços ao Mercado – Pinturas Decorativas da Suvinil.