Dica — Economia de água

Matéria publicada na edição 30 | Agosto 2007 – ver edição online

Invista em equipamentos econômicos

O uso racional da água nunca teve tanta importância. Mas o debate não é atual. Desde 2003, o governo obriga as indústrias a se enquadrarem nas normas estabelecidas pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação (PBQPH) para o consumo de água. Os vasos sanitários passaram a funcionar com apenas 6 litros de água. Os antigos utilizavam 9 e 12 litros.

O governo fez sua parte e os fabricantes também. Já as instituições de ensino têm cumprido seu papel na educação dos mais jovens sobre o uso racional da água. Porém, as escolas precisam  pôr em prática o que ensinam e modernizar suas instalações, substituindo as bacias antigas e regulando as válvulas de descarga para liberarem apenas 6 litros de água.

Além disso, os arejadores e redutores de vazão nas torneiras permitem 50% de economia de água. Já as torneiras com fechamento automático economizam cerca de 55% de água e, com sensor eletrônico de aproximação, até 70%. Recentemente, a Deca lançou a Válvula Hydraduo, com dispositivo que aciona separadamente três ou seis litros de água. “O valor destinado à aquisição de novas peças acaba resultando em economia nas próximas contas”, afirma Raul Penteado, diretor-geral da empresa.

A Escola Municipal Integração de Vinhedo trocou louças e metais, além de conscientizar seus 1.114 alunos. O resultado foi uma economia excepcional de 97% no consumo. Os dois banheiros da instituição, que consumiam 129 mil litros de água por mês, passaram a utilizar 3,8 mil litros mensais, em média. O retorno do investimento levou três meses. A iniciativa – da Deca e da prefeitura de Vinhedo (SP) – foi inspirada em um projeto da prefeitura de Nova York.

Mas, atenção, louças e metais por si só não resolvem. Os vazamentos também podem comprometer as metas de economia de água. Uma dica simples é jogar cinza de cigarro no poço da bacia. Se a cinza não assentar no fundo, não há vazamentos. Lembrando que a bacia é o grande responsável pelo consumo em um sistema de descarga e não a válvula ou a caixa acoplada. As bacias novas, de 6 litros, chegam a economizar 50% de água.

E mais, escovar os dentes com a torneira aberta consome 30 litros de água, contra apenas dois, com ela fechada. Calçadas e pátios devem ser varridos com vassoura. Jardins devem ser regados no final da tarde para evitar que a água evapore. Nunca é demais lembrar.