Dica — Lixeiras

Matéria publicada na edição 25 | Fevereiro 2007 – ver na edição online

Lixeiras e Procedimentos Corretos

O acondicionamento do lixo é um assunto que deve ser tratado com o máximo cuidado pela escola. Dos cestos para coleta de material reciclável aos coletores para lixo orgânico, todos exigem limpeza constante e escolha criteriosa do tamanho do cesto e material com que é produzido. Para Ernesto Brezzi, que há mais de 10 anos atua com prestação de serviços de limpeza em instituições de ensino e é diretor da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza), as escolas têm uma grande preocupação com o lixo. “Há inclusive escolas que orientam as crianças quanto à coleta seletiva”, diz. Segundo Brezzi, os faxineiros são orientados a retirar do material reciclável o lixo orgânico que tenha sido indevidamente misturado.

Para escolas que adotam a coleta seletiva, o ideal é optar pelas quatro lixeiras coloridas (destinadas a papel, plástico, metal e vidro). Há modelos próprios para serem fixados na parede ou no piso. Para as lixeiras que ficarão expostas ao tempo, é essencial escolher modelos em polietileno de alta densidade com tratamento anti-UV. Nas salas de aula e espaços destinados à administração escolar, não podem faltar cestos para papel.

Especialmente nas áreas de alimentação (como lanchonetes e cantinas), além dos coletores para recicláveis deve haver um cesto para lixo orgânico. Dê preferência a lixeiras com tampa. Roberto Donato, também diretor e conselheiro da Abralimp e prestador de serviços de limpeza em escolas, as lixeiras com tampa do tipo vai-e-vem ou com pedais são as ideais. “Evitam o contato das mãos com a tampa”, afirma.

Limpar com pano as tampas e lixeiras só ajuda a espalhar a sujeira. Donato orienta que as lixeiras devem ser sempre lavadas. “A lavagem deve ser diária e, uma vez por semana, feita uma desinfecção com desinfetante bactericida”, explica. Atenção especial deve ser dada aos coletores que recebem restos de alimentos. “Em alguns casos a desinfecção deve até ser diária”, completa. Usar saco de lixo dentro dos coletores também é uma conduta indicada. Além de evitar que o coletor fique muito sujo, dá um melhor aspecto durante o esvaziamento da lixeira. Outro detalhe importante: jamais o esvaziamento dos coletores  deve ser feito em horário de intervalo de aulas, quando há trânsito de alunos pela instituição.  Para o acondicionamento do lixo antes de ser colocado para coleta, são recomendados os contêineres de mil litros com rodas, tampa e dreno para limpeza.