Dica – Marketing Escolar: Atendimento Diferenciado

Por Rafael Pinheiro

Estratégias, planejamentos, resoluções, melhorias, compromissos e ações. Todas essas características que envolvem, principalmente, o alicerce diário de uma instituição de ensino, dialoga com perspectivas, desafios e processos intrínsecos que resultam em objetivos em todos os setores.

Os altos níveis de excelência, que culminam em resultados positivos e satisfatórios, podem ser observados em dois eixos principais no sistema educacional: administrativo e pedagógico. E, de certa forma, as responsabilidades e expectativas de quem fomenta o âmbito educacional deve viabilizar indicadores significativos nos dois eixos.

Uma das ferramentas primordiais para a satisfação plural – de quem administra uma instituição e de quem confia em suas metas pedagógicas e administrativas – é a comunicação e a forma como ela é conduzida e explorada. Compreender, dentro da área comunicacional, o marketing educacional, por exemplo, é uma possibilidade de trabalhar peculiaridades que ultrapassam características internas e estabelece um canal com seu público-alvo, ou seja, os alunos e seus responsáveis.

“Toda organização deve ter uma missão: se relacionar com seus clientes. O marketing permite que este relacionamento aconteça por meio dos serviços prestados pela escola, pela marca da escola e atendimento que seus colaboradores prestam. Outra importante missão é o de captar e reter alunos que permitirá uma sustentabilidade financeira para o negócio”, ressalta Ronaldo Hofmeister, Diretor de Marketing do Colégio Positivo.

Investindo em estratégias diferenciadas, com projetos especiais, formação de valores, utilização de recursos tecnológicos e espaços exclusivos planejados especialmente para o aprendizado, o Colégio Positivo estruturou sua área de marketing no interior da instituição e, ao longo dos anos, “conseguimos implantar uma filosofia para que todos os colaboradores pensem no marketing. Todos são responsáveis para captação e bom atendimento ao cliente. Este é o maior legado que o departamento de marketing pode deixar em uma instituição”, conta Ronaldo.

Tendo como pilares essenciais o atendimento ao cliente e a construção de marca no colégio, Ronaldo Hofmeister acredita que o marketing é parte estratégica do negócio e não deve ser terceirizado. “Todos dentro da escola devem pensar em marketing e relacionamento com clientes. O mais importante quando pensarem em montar um departamento de marketing é não imaginar que marketing resume-se apenas a publicidade, é importante pensar em eventos, web e atendimento”, explica.

Assim, é possível impulsionar, no processo particular de cada colégio, ações que proporcionam o enriquecimento da identidade da instituição, bem como atendimento diferenciado, eventos e publicações instigantes – tanto em redes sociais como no próprio site. (RP)

Saiba mais:

Colégio Positivo – [email protected]