Dica — Recursos Multimídias

Matéria publicada na edição 29 | Junho/Julho 2007 – ver na edição online

Modernidade nos recursos pedagógicos

As inovações tecnológicas tornaram os recursos multimídia cada vez mais presentes nas escolas como material de apoio pedagógico. Os equipamentos eletrônicos invadiram as salas de aula e alteraram a rotina dos alunos.

O uso de DVDs e vídeos educativos é um bom exemplo disso. O mercado nacional conta hoje com uma boa variedade de títulos e oferece opções para todas as idades e com diversas aplicações. Estimulação dos sentidos de crianças pequenas, aulas de ciências, temas históricos, ensino de idiomas, discussão de assuntos polêmicos… Estas ferramentas são empregadas nas mais variadas formas.

“Este recurso desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, enriquecendo a aula e motivando a participação”, afirma Irina Lembo Barriviera, coordenadora pedagógica do quarto ano ao Ensino Médio do Colégio Ranieri. Irina explica que o uso dos DVDs educativos contribui positivamente para a inserção do aluno no processo ativo, mas ressalta que isso deve ser feito de uma maneira planejada. “O vídeo deve ser parte da aula e não a própria aula. É preciso uma estratégia de uso muito bem definida, promovendo a interação do aluno e do professor”, complementa.

Realmente colocar a fita ou o DVD e deixar o aluno assistindo ao conteúdo é uma atividade inútil. “O educador tem que ter a sensibilidade de saber usar um recurso tão rico. O vídeo pode ajudar a descontrair ou levar à reflexão, ele passa mensagens, ensina e conscientiza”, avalia a psicopedagoga Adriana Meyer Torres, diretora da Escola de Educação Infantil Sol.

Adriana defende também o uso de outros tipos de vídeos como recurso pedagógico. Ela conta que na escola utiliza frequentemente DVDs de desenhos infantis em reuniões com pais e vídeos com reportagens de telejornais e cenas de filmes para discutir temas do cotidiano com alunos de quatro a seis anos.

A criação de uma videoteca escolar é uma boa idéia, mas não basta abarrotar uma estante com vídeos e DVDs comprados sem critérios. Um bom começo é avaliar as qualidades técnicas e didáticas dos materiais, sua coerência com a filosofia da escola e também sua utilidade no processo educacional. A organização deste acervo também merece atenção. A consulta precisa ser prática e rápida.

O professor deve sempre assistir e analisar previamente o material que pretende utilizar para poder planejar sua aula a partir de seus paradigmas educacionais. Veja aqui algumas questões que podem ajudar nesta escolha.

• O vídeo consegue criar expectativas e despertar o interesse?
  • O material estimula a curiosidade, a pesquisa e a discussão?
  • O tema é tratado corretamente e de forma coerente?
  • A linguagem é apropriada e compreensível?
  • O conteúdo está ao alcance da faixa etária e do contexto social dos alunos?
  • A abordagem é atual?
  • A duração é adequada?