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Guia para Gestores de Escolas

Dica — Móveis para leitura e brincadeiras, práticos e atrativos

Matéria publicada na edição 93 | Novembro 2013 – ver na edição online

Funcionais, estimuladoras e atrativas. Assim devem ser as bibliotecas, salas de leitura e brinquedotecas das escolas. Para isso, é fundamental escolher móveis e acessórios adequados para esses espaços. E nem só beleza é essencial – os profissionais da educação estão atentos à qualidade das peças e também a detalhes de ergonomia, por exemplo. “A ergonomia do mobiliário é essencial respeitando a postura das crianças. Se elas não conseguem colocar os pés no chão quando sentadas, isso terá influência na atenção e no conforto”, aponta Liamara Salamani, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Na biblioteca para essa faixa etária, o Santo Américo se preocupa com a altura em que os livros ficam guardados, “possibilitando que as crianças sejam usuárias autônomas do espaço”, diz Liamara. Os móveis devem permitir a troca de informações e facilitar a leitura, sem esquecer que a biblioteca hoje também é um local de múltiplas linguagens, como fantoches e bonecos utilizados para contar histórias. “Temos também uma pequena biblioteca em cada classe, um canto estruturado para os livros, que ficam em cestos ou prateleiras. Na Educação Infantil, é muito importante tudo estar bem organizado”, pontua a coordenadora do Santo Américo.

Quanto à brinquedoteca, a profissional salienta que todos os brinquedos e móveis devem ser coletivos, como mesas quadradas, de um metro por um metro, e itens como tábuas de passar, bercinhos, casinhas e cozinhas equipadas. Fantoches ficam pendurados em araras, jogos dispostos em caixas, sempre onde as crianças saibam e possam guardar os brinquedos depois de brincar. “Assim os pequenos aprendem o valor do respeito ao outro e ao meio que frequentam. A brinquedoteca deve ser organizada e desafiadora”, sustenta a educadora.

A psicóloga e psicopedagoga Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira lembra que as brinquedotecas precisam de móveis para momentos como a hora do jogo ou de atividades gráficas. Tudo deve oferecer conforto e segurança e ter cores e formatos adequados ao ambiente. Sirlândia, que é membro da International Toy Library Association e autora de vários livros sobre jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, explica que é preciso prever algum móvel de acesso restrito aos professores, para guardar brinquedos para reposição ou materiais gráficos. “É importante ainda que os móveis sejam adequados à faixa etária atendida. Eles devem ser adequados ao contexto e oferecer conforto, segurança, cores e formatos de modo a interagirem com a magia do ambiente”, orienta Sirlândia.

Espaços flexíveis

As bibliotecas também têm suas particularidades. A tendência aponta para o uso de móveis confortáveis, como sofás, pufes e até espreguiçadeiras, e espaços flexíveis que permitam o uso de laptops, por exemplo. “As bibliotecas cada vez mais devem se transformar em espaços para mediação de leitura. A concepção moderna de bibliotecas pede móveis feitos sob medida, muito vidro, convidando quem está fora a entrar, e a disposição frontal dos livros. Nem sempre o espaço permite, mas pelo menos os lançamentos devem ficar misturados ao local do público”, explica a bibliotecária Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro, coordenadora da Comissão de Divulgação e Eventos do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região.

Espaços com paredes claras, muita luz natural e mesas e cadeiras misturadas ao acervo, como nas livrarias, fazem parte do estilo das bibliotecas que precisam sobreviver no mundo atual, repleto de tecnologia. Ana Teresa cita o bibliotecário alemão Klaus Ulrich Werner, que em palestra recente a profissionais brasileiros citou os 10 critérios de excelência para as bibliotecas:

1-     Funcionalidade

2-     Capacidade de adaptação e flexibilidade do espaço

3-     Acessibilidade e ser convidativa

4-     Diversidade e variedade

5-     Interatividade

6-     Motivadora e inspiradora

7-     Boas condições ambientais

8-     Oferecer proteção e segurança

9-     Ser eficiente

10-   Adequação à tecnologia da informação.

“Há ainda um elemento surpresa, ou seja, mesmo uma biblioteca que não atenda a todos os requisitos pode ser um sucesso se tiver um algo a mais. É importante destacar que a biblioteca não é mais um espaço rígido. Dar valor a computadores já está muito ultrapassado”, diz a bibliotecária Ana Teresa. A biblioteca deve permitir o livre acesso dos usuários (eles, porém, não devem guardar os livros, essa é tarefa para bibliotecários, que merecem um espaço de trabalho reservado do atendimento ao público). “A biblioteca escolar deve promover ainda o acesso da família, instituindo por exemplo o Dia de Portas Abertas, em que todos são convidados a conhecê-la. Quanto mais livre for o espaço, melhor. Podem ser criadas separações sutis, com pufes ou tapetes, sem que a área fique estanque ou escura. Nada deve ser proibido, as bibliotecas deveriam se transformar em salas de visitas, um ponto de encontro onde as pessoas vão para estudar, ler e interagir com outras pessoas”, acrescenta Ana Teresa.

Customização

Ambientes que privilegiam a leitura e as brincadeiras precisam de móveis leves, resistentes e de fácil manutenção e limpeza, orientam a administradora Laura Rodrigues Alves Villares e a arquiteta Luciana Simonsen Cardoso de Almeida Sobral, que desenvolvem projetos de espaços escolares e criam produtos customizados, entre mobiliário, brinquedos e jogos. “Utilizamos chapas de madeira compensada, material leve e de fácil manutenção, que pode ser revestida em fórmica colorida deixando o ambiente lúdico. Nos ambientes de leitura e brinquedoteca temos, além do local para atividades sentadas, atividades no chão, deitadas. Utilizamos então espumados revestidos em corano e tapetes. O conforto e segurança do aluno devem ser priorizados. Nesses ambientes são realizadas atividades diversas e o mobiliário deve permitir essa flexibilidade do espaço”, orientam.

Para as profissionais, projetos customizados tendem a atender melhor a formação dos espaços nas escolas. Elas indicam um equilíbrio entre móveis modulares e os customizados, feitos sob medida. “Principalmente porque nas escolas muitas vezes os ambientes mudam de uso. Uma biblioteca pode se transformar em sala de música no ano seguinte.”

Saiba Mais

Colégio Santo Américo
[email protected]

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
[email protected]

Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro
[email protected]

Luciana Sobral e Laura Villares
[email protected] e [email protected]

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