Dica — Música

Matéria publicada na edição 34 |Janeiro 2008 – ver na edição online

Música para todos

A música é um dos estímulos indispensáveis para o desenvolvimento das crianças. As escolas de Educação Infantil têm dedicado atenção especial a momentos de musicalização, inclusive a partir dos bebês. É o caso da Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral, na zona norte de São Paulo. “Aqui, a música já começa no Berçário. É incrível ver como as crianças batem palmas quando o professor se aproxima com seu violão”, conta, estusiasmada a diretora da escola, Edna Marchini. Não há uma sala específica para o ensino da música na escola. Conforme a diretora, tatames coloridos podem ser colocados até mesmo no pátio.

Adílson Teixeira de Souza, professor de música da escola, comenta que as crianças recebem os primeiros estímulos musicais ainda no útero materno, quando escutamos batimentos cardíacos da mãe. Para os menores, ele desenvolve suas aulas como se estivesse contando uma história. “Cada personagem da história tem uma música-tema. É uma história recheada de canções”,diz. Para as crianças a partir de um ano e meio de idade já é possível trabalhar com instrumentos. Adílson comenta que para os alunos com dois a três anos costuma utilizar tambor, chocalho, triângulo. A diretora Edna complementa que não necessariamente é preciso investir em instrumentos. “Qualquer coisa que produz sons pode ser utilizada, como um coco, por exemplo. Ou os instrumentos podem ser construídos pelas crianças. É importante que elas troquem os instrumentos entre si. Assim, todos experimentam tudo e a troca é estimulada”, constata.

O professor comenta que faz uso da percussão corporal em todas as faixas etárias. “É preciso procurar instrumentos no próprio corpo, mais do que simplesmente fazer com que a criança utilize um instrumento musical”, explica. Bater no peito, estalar os dedos, bater palmas. Esses sons intercalados produzem ritmos interessantes. “As crianças juntas, concentradas, parecem uma bateria. O nosso próprio corpo pode produzir música. Exploro muito tanto os sons vocais como os corporais. Quando a criança já passou por essa fase, está apta a explorar muito melhor um instrumento”, acredita. Este ano, as crianças maiores, do Infantil 5, irão trabalhar com flauta doce. “Eles já têm o conhecimento do som”, finaliza.