Dica — Brinde

Matéria publicada na edição 31 | Setembro 2007 – ver edição online

O brinde leva sua marca e seus valores

Muitas escolas começam a preparar suas estratégias de marketing para o período de matrículas, com o objetivo de fidelizar e atrair novos alunos. Os produtos promocionais estão entre os recursos mais utilizados para fortalecer o nome da instituição, bem como os seus valores. E isso transcende o conceito de “simples agrado” aos clientes/alunos. “Não custa lembrar que o objetivo do brinde é ‘promover’ a escola”, comenta Marcos Antonio Lucas, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Promocionais (Approm). “O produto precisa ter seu valor percebido, qualidade e um visual agradável. A ação promocional somente atingirá o seu objetivo se os alunos utilizarem o brinde. Aí, sim, saberemos que o dinheiro foi bem investido”, ele reforça.

Esta regra é sistematicamente aplicada pelo Colégio Magister, com três unidades no Jardim Marajoara, em São Paulo. “Tudo o que tem cores, como giz de cera e massa para modelar, e seja interativo, os alunos adoram”, confirma Patrícia Acerbi, gerente de marketing da instituição. “Adotamos uma política de brindes educativos, tais como cartelas com atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, como liga-liga, sete erros, entre outros”, descreve.

O presidente da Approm sugere que, ao escolher um brinde, se faça a seguinte pergunta: o que um estudante usa no seu dia-a-dia? Algumas opções são bolsas, pastas, porta-CDs, canetas, mouse-pads, porta-celulares, camisetas e bonés. E tudo tem que ser personalizado, seguindo padrões de cores e logotipia da instituição. Não se pode esquecer da boa qualidade, pois produtos ruins depõem contra o nome da escola.

O cumprimento do prazo de entrega é outra garantia necessária. “Imagine uma escola que se prepara para um evento, como o Dia das Crianças. Ela investe recursos, desenvolve uma logística e motiva todos a participarem. Porém, se o material promocional não for entregue na data, todo o esforço de marketing será inútil. Por isso, contrate empresas idôneas, verificando quais são os seus clientes”, recomenda o presidente da Approm.

Em se tratando da imagem de uma instituição de ensino, todo cuidado é pouco, mas não se pode perder de vista o essencial. “O que fideliza o aluno é a qualidade da escola. Este ‘mimo’ (o brinde), é uma ação de marketing para que o aluno tenha em casa algo que lembre a escola e seja prazeroso para ele”, conclui Patrícia Acerbi.