Dica – Quadros & Cia

Matéria publicada na edição 100| Agosto 2014 – ver na edição online

Interatividade em sala de aula: as vantagens do uso da lousa digital

Atualmente, a tecnologia está presente em nosso cotidiano de forma completa e extremamente versátil. Diversos setores entraram em um processo de modernização, acompanhando este novo comportamento digital, facilitando o dia a dia e atendendo as diversas necessidades de seus consumidores. Assim como diversas outras áreas, a educação procura novos caminhos para seguir, integrando plataformas digitais, com o intuito de inovar, unificar e deixar o âmbito educacional mais dinâmico possível.

Nas salas de aula, uma nova geração de alunos completamente conectados e com um grande volume de informação, mostra um interesse maior por meios digitais. Os tradicionais panoramas da educação e seus programas pedagógicos entram, então, nesse processo de modernização, a fim de acompanhar esses alunos e deixar o ensino mais instigante.

As aulas predominantemente expositivas, com o tradicional quadro negro, começam a perder seu espaço. Em países mais desenvolvidos, as instituições de ensino utilizam recursos pedagógicos inovadores e modernos, grande parte com o apoio da chamada Tecnologia Educacional. Assim, as aulas ficam mais atraentes e o professor deixa de ser o único protagonista e assume o papel de gestor do conhecimento, garantindo uma interação positiva entre os alunos.

A utilização de ambientes físicos alternativos e inovadores, equipados com recursos tecnológicos de última geração, são determinantes para o ganho de qualidade no processo de aprendizagem. Seguindo esta ideia de inovação, as lousas digitais proporcionam ao professor a possibilidade de utilizar conteúdos educacionais em formato digital. Isso quer dizer que o professor poderá tornar suas aulas mais dinâmicas, migrando do conteúdo impresso para um conteúdo interativo.

O engenheiro Ronny Portal, que atualmente trabalha no desenvolvimento de projetos de salas de aulas interativas e colaborativas, afirma que dentre as vantagens das lousas digitais nas escolas “temos a maior interação do aluno com o professor, pois os alunos já utilizam a tecnologia no seu dia a dia, e acabam por se interessar mais pelas aulas nos formatos digitais e interativos, bem como a colaboração dos alunos nas aulas”.

As lousas digitais são encontradas de todos os tamanhos e apresentam diversos recursos para estimular a criatividade dos professores. “Além da escrita convencional, a lousa digital permite a escrita sobre vídeos, imagens e aplicativos instalados no computador. Reconhece a escrita convencional e a transforma para texto digital (OCR), que pode ser utilizado em qualquer aplicativo, bem como reconhece formas geométricas”, destaca Ronny.

A lousa digital possui ferramentas para desenho de linhas em diversos estilos, biblioteca de conteúdos que permite ao professor criar conteúdo atrativo e interativo para diversas disciplinas, recursos para replicar figuras e duplicar páginas prontas, ferramentas como réguas de medição de ângulos, além de buscar o conteúdo escrito diretamente em mecanismos de busca na internet e transferir este conteúdo.

“A lousa permite o acesso de informações na internet, como conteúdos educacionais, notícias, livros digitais, infográficos, como fotos, desenhos, animações e vídeos”, ressalta o engenheiro, que complementa: “é importante destacar que além de acessar as informações da internet, podemos aproveitar as informações e interagir com elas dentro da lousa, como por exemplo, escrever e desenhar por cima dos vídeos, fazer apontamentos, importar textos e separar por parágrafos e palavras”.

O ambiente, os equipamentos, alinhados aos recursos oferecidos, levam os alunos a uma completa imersão no conteúdo estudado. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador e complementar com links de sites, por exemplo. Ou até utilizar jogos ou atividades interativas com a participação dos alunos, que podem escrever na lousa por meio de um teclado virtual.

A utilização de ferramentas digitais surge como uma alternativa capaz de estimular tanto o aluno quanto o próprio professor. “As novas ferramentas digitais, como as lousas digitais e tablets em sala de aula, estimulam o aluno e permite que o professor crie mais práticas pedagógicas, que façam eles pensarem e criarem, existindo um ambiente de colaboração e assim tornando as aulas mais participativas, trazendo novas informações que auxiliam o professor a dar o correto direcionamento ao aluno na busca destas informações”, afirma Ronny.

Esse novo caminho que a tecnologia proporciona para as salas de aula, consegue interligar as práticas educacionais ao universo do próprio aluno, que mostra-se cada vez mais atraído pelos recursos multimídia. Essa relação propicia um ganho enorme no desenvolvimento educacional, além de estreitar cada vez mais o elo entre aluno e o ambiente escolar.