Dica — Qualidade em primeiro lugar

Matéria publicada na edição 30 | Agosto 2007 – ver na edição online

Berçários, escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental que operam em período integral têm uma preocupação essencial: a qualidade da alimentação oferecida aos alunos. Lanches, almoço e jantar devem ser refeições nutritivas, preparadas com alimentos selecionados. É o que acontece na Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral, localizada no bairro da Água Fria, em São Paulo, que atende crianças de quatro meses a cinco anos. Conforme Danyelle Marchini, diretora da escola, o cardápio é elaborado mensalmente por uma nutricionista e disponibilizado para os pais no site da escola. Duas vezes por semana, geralmente às terças e quintas-feiras, Danyelle  faz os pedidos de frutas, verduras e legumes para um hortifruti do Mercado Municipal da Cantareira. Carnes, peixes e frango também são fornecidos por comerciantes do Mercado da Cantareira. “A qualidade do produto foi o que mais pesou na hora da escolha dos fornecedores dos alimentos. Temos um melhor aproveitamento de todos os produtos. Frutas, por exemplo, nunca vêm amassadas”, pondera a diretora.

Além de garantir que os produtos comprados pela escola sejam de primeira qualidade, há ainda o esmero com o armazenamento dos alimentos. “Nada fica no chão. Tudo é lavado antes de ser guardado. Frutas ficam em recipientes fechados. Nossa nutricionista ainda elaborou um manual de boas práticas para as cozinheiras. As funcionárias da cozinha foram treinadas em práticas de armazenamento, congelamento e descongelamento”, conta Karina Marchini, também diretora da Tarsila do Amaral, completando que a nutricionista da escola elabora o cardápio com base nos alimentos da estação, sempre equilibrando todos os nutrientes nas refeições do dia. A preocupação com a qualidade dos alimentos é tamanha que amostras das refeições são guardadas, todos os dias, por 48 horas. Se uma criança apresentar qualquer indisposição, a escola pode saber se foi causada por algum alimento.

Uma das duas geladeiras da escola é destinada apenas para as mamadeiras do berçário. O processo de introdução dos alimentos para os bebês também é cuidado pela escola. “Seguimos a dieta que o pediatra da criança recomenda, como a introdução de suco de laranja lima, laranja com cenoura e as papinhas salgadas”, diz Karina. “Somos completamente responsáveis pela alimentação das crianças”, afirma. A escola conhece, inclusive, a dificuldade dos pais em manter em casa uma alimentação saudável. “Por isso, disponibilizamos até marcas de alguns produtos no cardápio, para que a mãe possa seguir em casa”, diz Karina. Sair da rotina na questão da alimentação costuma fazer a alegria dos pequenos. Na última sexta-feira do mês, a escola oferece uma refeição diferenciada, onde são comemorados os aniversários do mês. Em junho, lembra Karina, as crianças se deliciaram com as especialidades juninas, como pão de queijo, milho, pipoca e bolo. “Mesmo nos aniversários procuramos não fugir da nossa proposta, que é sempre oferecer alimentação de qualidade, e também incluímos na prática pedagógica discussões sobre as refeições, conversando com as crianças sobre o que será servido”, finaliza.