Dica — Radiocomunicação

Matéria publicada na edição 39 | Junho e Julho 2008 – ver na matéria online

Para garantir segurança, comunicação é fundamental

Em segurança, vale a máxima cunhada pelo apresentador de TV Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”. Para o consultor de segurança Florival Ribeiro, a comunicação entre todos os envolvidos em um sistema de segurança é fundamental. Efetivar a comunicação é possível com o uso de aparelhos radiocomunicadores, conhecidos como rádios HT, que se comunicam entre si em sistema de conferência sem necessidade de discagem. “Os rádios HT já fazem parte da cultura dos profissionais de segurança”, esclarece Ribeiro. Ele salienta que não basta entregar um rádio ao controlador de acesso da escola e outro ao inspetor de alunos. “Dessa maneira, a comunicação fica restrita”, acredita o profissional. “É preciso difundir o conceito de todos trabalharem pela segurança, tornando o sistema invulnerável. O faxineiro, por exemplo, é tão importante quanto o controlador de acesso, pois ele está em todos os ambientes da escola, e pode monitorá-los via rádio para os profissionais da segurança”, completa.

Para o uso em escolas, são aconselhados os equipamentos profissionais, vendidos individualmente e alimentados com baterias recarregáveis. O uso do rádio também pode prevenir atos de vandalismo. Outra grande vantagem da  radiocomunicação é o aumento da produtividade dos funcionários e o ganho de tempo obtido. Através do rádio, é possível encontrar a pessoa no ponto em que ela estiver, sem necessidade de deslocamento.

Na comunicação via rádios HT todos do grupo escutam todos. Se há necessidade de limitar o número de participantes, por questões de sigilo, podem ser definidos no rádio canais de comunicação utilizados por determinados funcionários. Os participantes de cada canal só se escutam entre si. Já os rádios Nextel permitem a comunicação ponto a ponto e um número ilimitado de usuários. Ribeiro sugere esse tipo de aparelho para escolas com filiais. “Permite contato externo e integra as diversas equipes de segurança. Esse tipo de aparelho pode ficar restrito aos diretores da escola, por exemplo”, explica. Vale lembrar que os rádios do tipo HT, apesar de não exigirem pagamento de conta mensal, requerem legalização de freqüência junto à Anatel. Deve ser homologada a freqüência de uso dos rádios, através do pagamento de uma taxa anual à Anatel.