Dica – Renovação e manutenção

Matéria publicada na edição 23 | dezembro 2006 – ver na edição online

Férias também é época de vistoriar e renovar os artigos esportivos da escola. Bolas, tatames, redes devem ser avaliados e, se necessário, substituídos. Especialmente as escolas que oferecem atividades esportivas extracurriculares precisam dedicar o máximo de atenção a esses equipamentos. É o caso do Colégio Magno, que tem 23 cursos esportivos extracurriculares. A variedade é imensa, de sapateado a esgrima. A maior parte dos acessórios necessários para a prática das atividades é fornecida pela escola. Poucos itens, caso da sapatilha do ballet para as meninas, são de uso exclusivo de cada aluno. Abel Ardigó, professor e coordenador do Magno, explica que o colégio fornece até luvas e espadas para esgrima. “São equipamentos mais caros e de maior durabilidade. Porém, exigem manutenção constante, como trocar a empunhadura e a ponteira da espada”, explica Ardigó.

À parte os equipamentos muito específicos, há itens fabricados na própria escola. É o caso de peças de madeira, como jogos de equilíbrio, compostos de pinos, encaixes e banquinhos, construídos na marcenaria do colégio. Traves de madeira e tabelas de basquete também são produzidas pela marcenaria. Outros itens são compradosfora, como as redes de vôlei, basquete e futebol. O professor do Magno orienta ainda que é possível substituir itens industrializados por materiais alternativos. Os cones, como os utilizados no trânsito, acessórios comuns na prática da educação física, podem ser substituídos por garrafas Pet cheias de areia colorida.

Para uma melhor conservação dos equipamentos que ficam em contato com os alunos, especialmente colchonetes, há nos espaços de práticas esportivas do colégio rolos de material descartável. O professor conta que cada aluno retira um pedaço, molha em produto específico para a limpeza, e limpa seu colchonete. “Os alunos já sabem que essa é uma tarefa deles”, destaca. À noite, entre 18 e 24 horas, entra a equipe de limpeza, para proceder a limpeza pesada dos espaços e equipamentos.

Outros artigos que fazem parte dos itens esportivos de um colégio são medalhas e troféus, para as premiações de competições. É fundamental escolher peças fabricadas com metal de boa qualidade. Há a possibilidade de encomendar as peças gravadas. No caso do Magno, o próprio colégio confecciona, em seu departamento de artes gráficas, o logotipo para ser aplicado nas peças.