Dica – Segurança: Atenção redobrada

O espaço escolar abriga, diariamente, um denso conjunto de ações que envolvem, de certa forma, a instituição como um todo. Aproximando o olhar, podemos notar elementos dessas atividades que atravessam os muros, salas e os ambientes, como tranquilidade, conforto e sensação de segurança – tanto física como psíquica.

“O espaço escolar seguro permite que os pais e responsáveis fiquem tranquilos ao deixar seus filhos na instituição. Além disso, é necessário pensar na segurança dos funcionários para que possam desempenhar com tranquilidade suas atividades, visto que a criminalidade aumentou nos últimos tempos. Também investimos em reuniões com a associação de moradores do bairro, mobilizando a polícia a realizar rondas nos horários de movimento de entrada e saída dos alunos”, destacam as diretoras da Creche Escola Interativa, Sabrina Lauria e Rachel Fernandes.

Para as diretoras, a segurança alcança uma importância expressiva que pode ser considerada um dos fatores para os pais/responsáveis escolherem uma escola. “As famílias têm como prioridade o bem-estar e segurança dos seus filhos. Eles olham como são os ambientes da escola, se possuem câmeras e se tudo o que acontece é comunicado a família. Outra grande preocupação é se temos porteiro em tempo integral de funcionamento da escola”.

Dessa forma, é possível localizar empresas que disponibilizam soluções integradas, plataformas que integram diversas tecnologias (softwares, alarmes, sensores, CFTV, controle de acesso etc.), bem como medidas preventivas de segurança, protegendo efetivamente alunos, corpo docente e funcionários administrativos.

César Leonel da Silva Neto, CEO de uma empresa especializada em segurança, indica que o primeiro passo para o/a gestor/a que deseja contratar uma empresa terceirizada na área, “é saber se a empresa é homologada na Polícia Federal. Depois disso, é importante investigar se a empresa tem recolhido seus tributos corretamente, inclusive INSS e FGTS dos seus funcionários. Outro fator fundamental na avaliação é o back office da empresa, ou seja, o suporte que ela te dará em áreas como gestão da operação, jurídico, comunicação, treinamento, etc.”.

De acordo com César, além do processo do desenvolvimento do serviço no colégio, é fundamental a participação do/a gestor/a para o sucesso da implementação de toda a ação. “A empresa possui a expertise da operação de segurança, mas é o gestor do colégio que possui detalhes do seu ambiente e público. A operação desenhada a quatro mãos é o cenário ideal para este sucesso. O acompanhamento do dia a dia permite sempre as melhorias nos procedimentos e levantar as necessidades de treinamentos e reciclagens”.

Saiba mais:
César Leonel da Silva Neto – [email protected]