Dica — Segurança

Matéria publicada na edição 24 | Janeiro 2007 – ver na edição online

Segurança para todas as áreas

Playground, salas de aula, quadras esportivas. Cada área da escola exige um piso específico, que ofereça conforto e segurança para seus usuários. No playground, segurança, aliás, é questão essencial. “O maior risco está no caso da criança cair do brinquedo em um piso duro”, aponta Jefferson Ferreira de Oliveira, fabricante de grama sintética e pisos de segurança. Embaixo da grama sintética, Jefferson instala um shock pad, borracha de cinco milímetros de espessura que, segundo o fabricante, amortece 70% a mais do impacto que apenas na grama. Outra opção são os pisos em placas de EVA. O material, importado, tem 13 milímetros de espessura e placas de 62 por 62 centímetros. O material é indicado tanto para áreas internas (como academias, berçários e brinquedotecas) como playgrounds externos. “O EVA importado perde apenas 25% da sua tonalidade quando exposto ao tempo”, garante Jefferson.

Quanto às quadras esportivas, o piso de cimento é mais indicado para escolas que usam o espaço para outras atividades, além do esporte. Já o piso asfáltico, monolítico e sem juntas, é excelente para atividades esportivas, porém não resiste a patins, skate, bicicleta e saltos de sapato.  Se a quadra for descoberta, deve ser pintada com tinta acrílica própria para piso esportivo. Se for coberta, pode-se optar pela pintura com tinta poliuretana ou epóxi, que dá um acabamento mais brilhante. Para ginásios cobertos, os pisos flexíveis de madeira são os que oferecem maior segurança aos alunos, pois evitam lesões musculares, principalmente no joelho e na coluna.

Na hora de definir o piso das salas de aula, devem ser levados em conta alguns aspectos, como praticidade e manutenção, acústica, para que o piso não amplie os barulhos produzidos, estética, com harmonia e equilíbrio de cores, segurança (o piso não pode ser excessivamente polido para não se tornar escorregadio), custo e facilidade de execução, já que o tempo é fator primordial nas escolas.

Entre as opções, estão os tradicionais pisos de madeira, que dão aconchego mas são de difícil manutenção, estão sujeitos a ação de cupins, propagam fogo e ainda são produzidos a partir da devastação de florestas. As cerâmicas têm, entre suas vantagens, baixo custo, fácil manutenção e execução rápida. Porém, não têm muito boa acústica.  Já os pisos vinílicos têm boa acústica e são simples e rápidos de instalar. São encontrados em rolos ou placas e possibilitam o uso de cores diferentes, demarcando áreas como corredores e salas de aula.