Dica – Ar Condicionado e Ventilador

Matéria publicada na edição 11 | dezembro 2005 – ver na edição online

Opções para refrescar o ambiente

Garantir uma ventilação adequada ou a refrigeração do ambiente é condição fundamental para o conforto dos usuários de uma sala de aula. Se a escola preferir instalar ventiladores, os modelos ideais são os de parede. “São mais seguros e têm ventilação mais abrangente”, recomenda Marcos Aguiar, revendedor de ventiladores de diversas marcas. Os modelos de teto exigem mais manutenção, já que pela vibração tendem a ir afrouxando.
Para uma sala de aula padrão, com capacidade para 35 alunos, costuma-se instalar um ventilador de parede com 60 a 65 cm de diâmetro, ou dois modelos menores, para dividir melhor a ventilação. Marcos indica que a escola procure empresas que ofereçam assistência técnica credenciada pela fábrica e que seja dada especial atenção à instalação. “A instalação bem feita chega a ser mais importante do que a escolha da marca”, afirma. Uma instalação realizada por profissional é garantia de menos problemas com o equipamento no futuro, adverte.
Se a opção da escola for pela instalação de equipamentos de ar condicionado, há vários pontos a serem estudados. A capacidade do equipamento está diretamente relacionada às dimensões do local, à atividade exercida, à quantidade de pessoas presentes no ambiente, insolação do lugar, carga de iluminação, etc. É importante lembrar que cada aparelho de ar condicionado possui um consumo de energia, por isso é fundamental realizar uma inspeção na rede elétrica para verificar se ela comporta a solicitação do aparelho.
Para um condicionamento correto, para cada ambiente deve ser feito um cálculo da estimativa da carga térmica ideal (em Btu/h). Através deste cálculo pode ser selecionado o melhor equipamento, resultando em um equilíbrio em termos de economia, segurança, custos operacionais e tempo de vida do aparelho. Para o cálculo correto da carga térmica devem ser levado em consideração fatores como características do ambiente (área, quantidade de janelas, portas), número de pessoas no ambiente, nível de insolação, infiltração de ar e equipamentos diversos que irradiam calor.
Atualmente, o mercado dispõe de aparelhos do tipo split, que vêm substituindo os antigos aparelhos de janela e são divididos em uma unidade interna (a evaporadora) e outra externa (a condensadora). A unidade interna é caracterizada por um design atrativo e pelo baixíssimo nível de ruído. O condensador fica fora do ambiente, proporcionando maior silêncio e conforto.