Dica – Brindes

Matéria publicada na edição 20 | setembro 2006 – ver na edição online

Esta é a hora de escolher

As escolas que pretendem escolher brindes para oferecer no final do ano não podem deixar que apenas o preço guie a sua decisão. Brinde barato quase sempre significa investimento sem nenhum retorno. “O brinde mal feito e mal escolhido marca negativamente a empresa. Um produto promocional deve trazer retorno, ser muito bem estudado e ter um custo-benefício que valha a pena para o cliente”, opina Marcos Antonio Lucas, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Promocionais (Approm).

Segundo Lucas, antes de decidir qual produto vai oferecer a pais de alunos, alunos e colaboradores, a escola deve ter em mente o que pretende com o produto promocional. “Hoje, as boas empresas de brindes estão preparadas para atender seus clientes com sugestões de campanha. A escola passa os objetivos e a verba disponível e o fabricante desenvolve a melhor solução. Quando se trata de brindes, não existe um produto mais indicado, mas uma ação bem feita”, frisa. O empresário Alex Cruanez, que atua na área há 15 anos, produzindo agendas, cadernos e índices telefônicos, afirma que a variedade de preço é muito grande. Ele comenta que há desde agendas de bolso, com preços mais acessíveis, até modelos de mesa, todas em materiais diversos, como couro sintético, papel reciclado ou percalux. “É importante que o cliente saiba qual será o foco do brinde. Uma agenda, por exemplo, faz com que o presenteado lembre da marca o ano todo”, diz.

A qualidade do produto é fundamental, já que o nome da escola faz parte do brinde. “Comprar mais barato não significa necessariamente que se está fazendo um bom negócio. É muito melhor comprar menos brindes com mais qualidade do que mais brindes com menos qualidade. A pessoa que recebe um brinde ruim acaba jogando fora o produto”, destaca o presidente da Approm. Também os prazos devem ser estudados com cuidado pela escola. Esta é a hora de pensar nos brindes de final de ano, para não ter surpresas. “É importante fazer um planejamento. O mercado dispõe desde brindes que ficam prontos no mesmo dia até outros que exigem prazos maiores de produção”, explica Lucas.