Dica – Carteirinha de Estudante

Matéria publicada na edição 13 | fevereiro 2006 – ver na edição online

Descontos e segurança

Oferecer carteirinhas de estudante a preço mais acessível, garantindo o direito do estudante de 50% de desconto em eventos culturais, esportivos e de lazer. Essa é a proposta de empresas da área gráfica, que fornecem carteirinhas, colocando um fim no monopólio das entidades de classe estudantis, que até há algum tempo eram as únicas fornecedoras de carteiras de estudantes. Segundo Ronaldo Mori, que produz carteiras em PVC 0.75, mesmo material utilizado em cartões de crédito, a lei 2208/2001 retirou a exclusividade do fornecimento de carteirinha por entidades estudantis. “Melhoramos a qualidade das carteiras com os mesmos benefícios para os alunos”, informa.

Sem custo adicional, Ronaldo fotografa os alunos na própria escola, emite as carteiras com o logotipo do colégio e grava as fotos em um CD, funcionando como carômetro para a escola. Se a escola preferir, pode enviar as fotos em papel para serem digitalizadas. Ronaldo lembra que muitas escolas de Educação Infantil têm oferecido carteirinhas para seus alunos. “Além de funcionar como um documento, inclusive para os pais guardarem como recordação da vida escolar do filho, serve para identificação de quem for retirar a criança da escola”, diz.

Ricardo Penha, também fornecedor de carteirinhas em PVC resinado e material gráfico em geral para escolas, concorda. No caso de escolas de Educação Infantil, ele inclusive imprime no verso da carteira o nome das pessoas habilitadas a retirar o aluno da escola. “Isso facilita operacionalmente a retirada do aluno, tornando mais rápido o fluxo de pessoas na saída, além de ser um item de segurança fundamental para os pais e para a própria escola”, avalia. Visando oferecer mais um serviço aos alunos, Ricardo está montando uma rede de empresas conveniadas, garantindo descontos e promoções especiais aos portadores da carteirinha. “São empresas dirigidas ao público jovem, como lojas de surfwear, de tênis e escolas de ballet”, comenta.