Dica – CD e Vídeos Educativos

Matéria publicada na edição 09 | outubro 2005 – ver na edição online

Na tela, auxílio à pesquisa

Hoje, as escolas não devem restringir apenas aos livros o material informativo que coloca à disposição dos alunos para pesquisa. Fitas de vídeo, DVDs e CD-Rom também devem ser disponibilizados aos estudantes e professores. O Colégio Arquidiocesano, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, dispõe de uma videoteca anexa à biblioteca. Ricardo Tomasiello Pedro, bibliotecário do colégio, explica que uma funcionária se dedica exclusivamente à videoteca, que reúne 350 títulos de DVDs e 2.200 fitas de vídeo VHS.
A videoteca não é composta apenas de filmes didáticos. É feito um trabalho junto aos professores com o objetivo de mostrar que de filmes comerciais também é possível extrair informações para as aulas. Ricardo cita Lutero, filme que retrata a reforma protestante de Martim Lutero, e Trainspotting, sucesso nas telas ao mostrar o efeito do uso de drogas sobre um grupo de amigos. “São obras que podem ser utilizadas pelo professor como apoio para desenvolver um conteúdo em sala de aula”, acredita Ricardo.
Além de sucessos do cinema, a videoteca do colégio conta com curtas metragens e documentários. Conforme a necessidade do professor, o material pode ser editado para um melhor aproveitamento em aula. Para compor o acervo, a equipe da videoteca atende pedidos do corpo pedagógico da escola e acompanha os lançamentos nos cinemas e nas locadoras.
Para as escolas que pretendem montar uma videoteca, Ricardo recomenda que, inicialmente, determine o uso que os filmes terão. “No Arquidiocesano, a videoteca não funciona como uma locadora, assim como acontece na biblioteca, onde o aluno pode pegar o livro que quiser. Somos um departamento de suporte pedagógico”, diz. É preciso também dispor dos equipamentos mínimos, como um aparelho de videocassete e um reprodutor de DVDs, para que o aluno ou professor consiga selecionar o material desejado. É indicado ainda oferecer acomodações acolhedoras para receber os pesquisadores. Para acomodar o acervo, o bibliotecário aconselha o uso de prateleiras de madeira, material isolante. Prateleiras de aço devem ser evitadas: por ser um material condutor de energia, no caso de descargas elétricas fitas e DVDs podem ter seu conteúdo danificado, informa Ricardo.

Na próxima edição, leia Dicas sobre Controle de Pragas