Dicas – Contabilidade

Matéria publicada na edição 08 | setembro 2005 – ver na edição online

Principal ferramenta de controle e gestão

Impostos, folha de pagamento, contratos, obrigações trabalhistas, relatórios financeiros… Todo mês é o mesmo pesadelo de números e papéis que pode levar à loucura qualquer administrador. Por isso é fundamental uma correta orientação no planejamento contábil de uma instituição de ensino.
Em geral, a melhor solução é terceirizar essa atividade com uma assessoria contábil. “A busca por este tipo de prestador de serviço é uma tarefa de responsabilidade, como escolher um médico que será responsável pela saúde de sua escola”, avalia Reinaldo Franco, vice-presidente administrativo da Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços de Contabilidade no Estado de São Paulo).
Reinaldo dá algumas dicas para escolher uma empresa competente e que tenha habilidade para a tarefa. Em primeiro lugar, procure uma empresa com referências no mercado, classificada por seus clientes como idônea e bem-estruturada. Verifique se está atualizada tecnologicamente e se valoriza seus profissionais.
A forma como apresenta os dados é outro ponto importante. Os relatórios financeiros devem ser completos e de fácil análise, fugindo do famoso “contabilês”. A agilidade de entrega do material também é fundamental, pois a contabilidade tem que estar em sintonia com a velocidade dos acontecimentos do período. A contabilidade deve ainda dar parâmetros e referências sobre os dados, como números e estatísticas de períodos anteriores, valores do mercado e outros pontos que possam servir de base para uma administração gerencial e estratégica.
Pesquise se a empresa a ser contratada deixa claro suas responsabilidades. Entre as funções normais das assessorias, a mais importante é a contábil, que engloba os registros de atos de forma sistematizada (livros e balancetes), mensurando os efeitos na empresa. Faz parte ainda a área fiscal (que cuida de atividades como apuração dos impostos e seus registros e emissão das guias de recolhimento) e o departamento pessoal (que trata de temas como as obrigações trabalhistas, folha de pagamento e registros).
Há também uma função que, via de regra, não está inserida no contrato. É a societária, responsável por ações como alteração contratual, registros em órgãos e pesquisas de mercado. Em geral compensa mais negociar esses serviços à parte, quando são necessários.
Vale lembrar que a contabilidade garante um tratamento especializado para questões tributárias. A vantagem é a garantia de opções mais adequadas e corretas para o pagamento de tributos, com a segurança de cumprir a legislação e prestar contas aos órgãos competentes. Afinal, uma empresa em estado irregular corre o risco de receber altas multas, ter problemas legais e ficar sem crédito no mercado.

Na próxima edição, leia Dicas sobre CD-rom e vídeos educativos