Dica – Copiadoras

Matéria publicada na edição 07 | agosto 2005 –ver na edição online

Soluções para impressão

Já vai longe o tempo em que o mimeógrafo era a única tecnologia disponível pelas escolas para imprimir qualquer material escrito. Inventado por Thomas Edson em 1876, o mimeógrafo reproduz textos com o uso do estêncil a álcool. Hoje, a escola pode dispor de outros sistemas de impressão para imprimir provas, avisos, comunicados aos pais e materiais de comunicação interna.
As duplicadoras e as copiadoras são os sistemas mais utilizados. As duplicadoras são uma espécie de gráfica rápida. “Elas são o mimeógrafo moderno”, compara Roberto Lopes Caputo, consultor de negócios especializado em sistemas de impressão. A grande vantagem das duplicadoras é o baixo custo por cópia (a partir de 50 cópias de um mesmo original). Os equipamentos têm a capacidade de reproduzir de 70 a 120 páginas por minuto, sendo ideal para reproduzir provas. “As duplicadoras utilizam tinta e não toner. Por isso a qualidade de impressão é mais baixa, porém é o método mais utilizado em provas escolares”, afirma Caputo.
Já para serviços gerais, apostilas e comunicados a grande maioria das escolas conta com copiadoras. Roberto conta que as máquinas digitais, mais modernas, têm separadores eletrônicos, no lugar dos separadores em bandejas dos antigos sistemas analógicos. Toner laser, revelador e cilindro são suprimentos das copiadoras que se desgastam ao longo do tempo. Por isso, é recomendável que a escola faça um chamado técnico para a empresa responsável pela manutenção da copiadora.