Dicas e ferramentas de controle financeiro para gestão escolar

Seja qual for o cenário, manter o controle financeiro da sua gestão escolar em dia é fundamental para garantir que não haja furos no orçamento da sua instituição de ensino. Um excelente guia para alcançar esse objetivo é o planejamento financeiro estratégico, que avalia de forma holística os gastos e custos da escola e traça uma série de ações pensadas para curto, longo e médio prazo.

Para garantir que esse planejamento aconteça da melhor forma, é importante contar com ferramentas e softwares, que descompliquem a gestão escolar. Confira as dicas da Juno para manter o controle financeiro da sua instituição sempre em dia:

Ferramentas para otimizar a sua gestão escolar

Planilhas digitais

Um tipo de ferramenta que ajuda muito no controle financeiro da gestão escolar é a tradicional planilha. Quando bem construída, com fórmulas e filtros, que permitem a visualização de gráficos e painéis de controle, as planilhas digitais são fundamentais para gerenciar as finanças de uma instituição de ensino.

Um bom exemplo são as planilhas clássicas do excel ou ainda as planilhas do Google Drive, que são totalmente online, podendo ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, o que facilita muito a gestão escolar.

Sistemas de gestão integrada: ERP para escolas

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que pode ser muito bem utilizado em instituições de ensino. Seu principal objetivo é integrar diferentes processos e informações de gestão empresarial em um ambiente único.

Por suprir todos os dados rapidamente, o sistema de gestão escolar é capaz de organizar os processos internos, como:

• Financeiro;
  • Contábil;
  • Retenção de alunos;
  • Matrículas;
  • Captação de alunos.

Gerenciador de notas fiscais eletrônicas

É fundamental ter o controle das notas fiscais da sua instituição de ensino para manter um bom controle financeiro e manter as obrigações fiscais da gestão escolar em dia. Esse processo é importante para que a emissão de notas da escola aconteça de forma correta.

O ideal é que um processo delicado como esse não seja manual, pois fica sujeito a erros de cálculos ou mesmo a extravio de alguma nota fiscal. Para que isso não aconteça, a melhor solução é contar com programas e softwares que façam a geração automática das notas.

Esse tipo de software otimiza a emissão de notas fiscais para diferentes CNPJs e também para diferentes prefeituras por meio da mesma interface, o que facilita muito o trabalho da sua equipe.

Armazenamento na nuvem

O conceito de cloud computing já faz parte da vida da maior parte das pessoas conectadas. A sua tradução, armazenamento na nuvem, é a forma mais comum e prática de salvar documentos sem ocupar espaço no seu computador, além de permitir o compartilhamento entre usuários. Um bom exemplo é o Google Drive!

No universo educacional, a prática de armazenamento na nuvem pode tornar os processos muito mais fáceis, além de garantir um backup de documentos online e deixá-los acessíveis em qualquer lugar, sem precisar contar com a localidade da instituição.

Solução de pagamentos e cobranças

Um dos processos que com certeza não pode travar na sua instituição de ensino é o de emissão de cobranças e pagamentos, certo? Você pode manter todas as rotinas em dia, a produtividade da sua equipe pode estar em perfeita sintonia, mas o setor de finanças é negócio sério.

Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno é assim: você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação.

Além disso, você pode fazer uma gestão de alunos e cobranças direto na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem que você tenha uma visão holística da saúde financeira da sua escola, com dados valiosos, como o faturamento total, valor atual e contas a receber,

Conheça a Juno!