Dica – Gerador

Matéria publicada na edição 18 | julho 2006 – ver na edição online

Para não ficar no escuro

Em caso de falta de energia elétrica na rede, o gerador serve como fonte alternativa de energia e é um fator de conforto e segurança para a escola. Durante o funcionamento do gerador, a energia da explosão do combustível (gasolina ou óleo diesel) é transformada em energia mecânica que, por sua vez, é transformada em energia elétrica pela ação do alternador. O equipamento é denominado grupo gerador justamente por agrupar peças como um motor diesel, um alternador de corrente alternada e um quadro de comando, que pode ser automático ou manual.

O gerador deve ser dimensionado para alimentar os equipamentos pretendidos pela escola, o que normalmente inclui elevadores, sistemas de iluminação de emergência, que iluminam rotas de fuga em caso de incêndio, sistemas de bombas de recalque da rede hidráulica e até mesmo salas de aula, de informática e corredores. Empresas especializadas em geradores costumam enviar um técnico até a escola, que calcula a corrente de consumo desses equipamentos e da iluminação definindo, então, a potência necessária do grupo gerador.

O equipamento pode ser instalado numa sala isolada dotada de isolamento acústico. Nesse caso, a escola precisa dispor de um espaço mínimo de quatro metros de comprimento por três de largura, com pé direito de pelo menos 3,5 metros. Para eliminar o barulho causado pelo motor durante seu funcionamento, outra possibilidade é optar pelo grupo gerador carenado e sonorizado. Esse tipo de gerador pode ficar inclusive exposto ao tempo, porém tem custo mais alto.

Apesar de ser um equipamento pouco utilizado, o gerador exige uma manutenção periódica e preventiva. Uma vez por semana, a equipe de manutenção da escola deve colocar o gerador em funcionamento, para mantê-lo lubrificado. É preciso também verificar o nível do óleo, o nível da água do radiador e da água da bateria. Se a escola preferir, pode optar por manter um contrato de manutenção com empresa especializada, que prevê uma visita mensal.