Dica – Gráfica

Matéria publicada na edição 07 | agosto 2005 – ver na edição online

Da papelaria às agendas

A impressão de agendas, material de papelaria e de divulgação, como catálogos e folders, exige da escola a contratação dos serviços de uma gráfica especializada. O material de papelaria inclui envelopes e papéis com o logotipo da escola, além de cartões, pastas e folhetos, utilizados como material de divulgação. Banners e faixas também são necessários para eventos e datas comemorativas. Há também escolas que imprimam em gráficas os contratos de prestação de serviços. Ricardo Penha, que atua na área gráfica atendendo escolas, além do material comercial, está imprimindo também carteirinhas de estudante, que dão desconto de 50% em cinemas e eventos culturais.
Mas, são as agendas os produtos mais procurados pelas escolas junto às gráficas. Maria Angela Alves Dardes, sócia diretora da Escola Arte de Viver, localizada no bairro paulistano da Lapa, utiliza uma agenda permanente para a Educação Infantil. O valor da agenda é incluso na taxa de material, paga pelos pais duas vezes por ano. A agenda permanente não é datada e tem mais espaço nas páginas para avisos entre pais e professores. “Para crianças pequenas, a agenda é um meio de comunicação essencial entre os pais e a escola”, diz Angela. A partir da 1ª série, a escola deixa livre a escolha da agenda. Como a Arte de Viver utiliza o método de ensino do Anglo, uma das opções é a agenda do próprio sistema educacional.
Márcia Regina dos Santos Ferreira há oito anos vende agendas para escolas e oferece dos mais simples modelos, como os com capa em duas cores com sobrecapa de PVC transparente, até impressão em capa dura com foto da escola, sempre com acabamento em espiral. Um acessório muito utilizado nas agendas é a bolsinha em plástico logo depois da capa, útil para que o aluno guarde dinheiro, boletos ou outros impressos. O fundamental, na opinião de Márcia, é produzir agendas de acordo com a necessidade de cada escola e com custo compatível à realidade da clientela. “Alguns colégios querem todas as páginas personalizadas com o logotipo da instituição. O ideal, para diminuir o custo, é fazer um pedido a partir de 100 unidades”, explica.