Dicas – Laboratórios

Matéria publicada na edição 02 | Março 2005 – ver na edição online

A importância do projeto

Os investimentos em laboratórios de biologia, química e física são significativos para as escolas de ensino fundamental e médio. É indicado, portanto, dirigir esses investimentos de maneira que o resultado final satisfaça toda a comunidade escolar.
Foi o que ocorreu no Colégio Magister, em São Paulo. Segundo o diretor geral do grupo, Alberto Paolos Martinho, os três laboratórios da escola (de física, química e biologia) foram cuidadosamente planejados e projetados, com auxílio de professores e coordenadores da área de ensino específica. “Eu também fui pessoalmente em outras escolas ver como funcionava. Enfim, chegamos ao que há de melhor em aproveitamento de espaço e dinâmica de aulas”, afirma. Ainda conforme o diretor, a estrutura dos laboratórios – mesas, tampos de granito, sistema hidráulico, marcenaria e equipamentos – teve um custo aproximado de 200 mil reais, cada um. “Conseguimos montar toda essa estrutura porque buscamos o melhor preço. Esse valor pode dobrar no caso de ser uma licitação pública”, compara.
A professora de biologia Helena Maria de Oliveira Souza, que leciona no ensino médio e no técnico noturno da escola há 19 anos, participou ativamente dos projetos desses espaços. Os três laboratórios ficam na unidade Sabará da escola, onde estudam os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. Segundo Helena, é indispensável que o professor participe do planejamento. “É o professor quem irá trabalhar no local. Muitas vezes, se o local já vem programado pode não refletir o que a equipe docente quer”, pondera.
A professora considera essencial que o número de equipamentos seja adequado ao tamanho das turmas. “É preciso dar condições para que a turma toda consiga realizar aquele experimento. Temos oito bancadas no laboratório de biologia, cada uma para um grupo de quatro alunos, com no mínimo um microscópio por bancada”, afirma. Os alunos podem observar, ainda, em dois monitores instalados no laboratório, as imagens da microscopia.
Os laboratórios do Magister estão localizados um em cada andar da escola. Todos têm, ao lado, uma sala de vídeo em formato de auditório. Para Patrícia da Silva Michelini Muniz, coordenadora do ensino médio, essa proximidade facilita o trabalho do professor. “O professor pode dar o experimento no laboratório e levar os alunos para a sala de vídeo, onde eles irão visualizar o trabalho, ou vice-versa”, conta. O colégio considera ainda essencial a presença de um monitor auxiliando o professor nas aulas de laboratório. “Ele pode deixar as experiências preparadas com antecedência, checando se todos os materiais necessários estão disponíveis. Deve haver uma relação dos materiais em estoque no laboratório, que o monitor precisa verificar frequentemente, dando baixa quando algum material é quebrado e solicitando a compra”, avalia a professora Helena.