Dica – Mapas

Matéria publicada na edição 18 | julho 2006 – ver na edição online

Recurso indispensável para as aulas

Dispor de mapas para aulas de História e Geografia é uma necessidade da escola, seja instalando-os em salas ambientes específicas para o ensino das disciplinas ou deixando-os à disposição dos professores para serem utilizados em sala de aula.

Para o professor de Geografia do Ensino Médio do Colégio Radial, Eduardo Rogério Leitão, não há como lecionar História e Geografia sem o auxílio de mapas. Eduardo comenta que há mapas específicos para História, como o que ilustra o período das grandes navegações ou o que mostra o Império Romano. “São mapas temáticos”, define. Conforme o professor, que tem formação em História e Geografia, hoje não se fala mais em aulas de História sem localização geográfica. “Não há como falar da Revolução Francesa, por exemplo, sem saber onde ela aconteceu. Os aspectos cartográficos influenciam demais”, justifica.

Já os mapas geográficos sofrem pela falta de atualização necessária. “Até hoje não dispomos no mercado de mapas do atual relevo brasileiro, divulgado em 1996. Temos esse material em apostilas e livros, mas não em mapas. Suprimos essa deficiência com o uso da internet”, diz. O Colégio Radial utiliza o método de ensino Positivo. Através do portal Educacional Eduardo tem acesso a diversos mapas. “São mapas que têm vida, podem mostrar o hino ou a religião de um país. Eles interagem com os alunos”, comenta.

Mesmo com a tecnologia à disposição, Eduardo acredita que os mapas tradicionais têm espaço garantido em toda escola. “É muito difícil os mapas caírem em desuso. Basta um prego na parede e o layout da sala de aula fica diferente, transformando um espaço normal numa sala de geografia”, acredita o professor, completando que a situação ideal é que o professor trabalhe com mapas enquanto o aluno acompanha a aula com um geoatlas em mãos.