Dicas – Materiais Artísticos

Matéria publicada na edição 03 | abril 2005 – ver na edição online

Diversidade e organização

Oferecer aos alunos a oportunidade de trabalhar com diversos materiais, adequados à faixa etária. Essa deve ser a proposta das aulas de artes, na opinião de Wanda Prado, coordenadora de artes de primeira à quarta série e professora de educação artística do Colégio Augusto Laranja. Entre os alunos de educação infantil, Wanda comenta que são comuns os trabalhos de modelagem (com argila, massinha de modelar ou até mesmo massa de pão), pintura em suportes grandes (como tela e papel) e muita pintura a dedo. “Essas ações são necessárias para estimular a coordenação motora fina dos pequenos”, define. Os professores utilizam a história da Arte, em suas diversas fases, para orientar os trabalhos.
Já de primeira a quarta série do Ensino Fundamental, é ainda maior a variedade de materiais: pedrinhas de aquário, massa de biscuit, papel metier (um sanduíche de cartolina com isopor), EVA, CDs reciclados, tintas, canudinhos plásticos, arame. Neste ano, cada turma vai realizar uma técnica artesanal. A primeira série fará um falso vitral; a segunda, mosaico com EVA, ligada ao estudo da arte romana; a terceira série fará uma textura com gesso acrílico e a quarta série, decoupage com guardanapo. São técnicas que funcionam muito bem na criação de presentes para o Dia dos Pais e das Mães. “Todo o trabalho sempre está ligado à história da Arte. Inspirados na arte indígena, por exemplo, as crianças já fizeram máscaras em telhas, peças de argila com pintura no estilo Marajoara e entrelaçamento usando palha de milho”, lembra Wanda.
Para os pré-adolescentes e adolescentes de quinta à oitava série, o universo se amplia em relação ao uso de materiais. Sempre com a supervisão do professor, o aluno já pode manusear uma pistola de cola quente, goivas para trabalhar em pedra sabão, verniz ou produtos em spray.
Para obter um bom resultado e fazer da aula de artes um momento prazeroso, é fundamental também ter à disposição uma sala devidamente equipada e organizada. Wanda recomenda mesas coletivas para os alunos. “Não gosto de separar os amigos durante a aula”, diz. São essenciais pias, bancadas de material lavável, varais para pendurar os trabalhos e um ventilador para agilizar a secagem das obras. As crianças devem vestir avental ou uma camiseta velha e confortável por cima do uniforme.