Dica – Materiais Artísticos

Matéria publicada na edição 17 | junho 2006 – ver na edição online

Variedade para estimular a criação

Trabalhar com os materiais adequados para cada faixa etária proporciona ótimos resultados nas aulas de artes. Para Wanda Prado, coordenadora de artes de primeira à quarta série e professora de educação artística do Colégio Augusto Laranja, para os alunos de Educação Infantil são comuns os trabalhos de modelagem (com argila, massinha de modelar ou até mesmo massa de pão), pintura em suportes grandes (como tela e papel) e muita pintura a dedo. “Essas ações são necessárias para estimular a coordenação motora fina dos pequenos”, define. Os professores utilizam a história da Arte, em suas diversas fases, para orientar os trabalhos. Já de primeira a quarta série do Ensino Fundamental é ainda maior a variedade de materiais: pedrinhas de aquário, massa de biscuit, papel metier (um sanduíche de cartolina com isopor), EVA, CDs reciclados, tintas, canudinhos plásticos, arame.

Nas classes de Educação Infantil do Colégio Interlagos o Cantinho da Criatividade permite que os alunos tenham contato diário com materiais como giz de cera, lápis de cor, tesoura e cola. A professora de Educação Infantil Solange de Souza Mariano comenta que há crianças que não se interessam tanto pelos trabalhos artísticos, mas que, conforme a coordenação motora vai se desenvolvendo, passam a visitar mais o Cantinho e a realizar mais produções. “Damos liberdade para a criança visitar o espaço sem horário pré-estabelecido”, diz.

Os pequenos utilizam ainda em seus trabalhos artísticos EVA, cola colorida, biscuit, sementes, contas coloridas, papel Canson e moldes de metal em diversos formatos (quadrado, círculo, trapézio). “Com o molde, o aluno traça o formato no papel ou recorta, criando depois suas próprias produções artísticas”, comenta. No segundo semestre, cada sala de aula ganha ainda dois cavaletes para pintura em papel A4 com tinta guache. Para alunos entre dois e três anos, a pintura é feita à mão ou com auxílio de esponja; entre três e quatro anos já se usa o rolinho; para os de quatro a cinco anos a professora dá preferência para brochinha, e entre cinco e seis anos começam a utilizar pincel. As tintas utilizadas sempre são atóxicas.