Dica – Material Escolar

Matéria publicada na edição 10 | novembro 2005 – ver na edição online

Como elaborar uma lista justa

Praticidade e economia são os principais objetivos das famílias quando se trata da compra de material escolar. Portanto, as escolas devem elaborar uma lista de material justa, que não gere desperdícios nem gastos excessivos para as famílias e, principalmente, dar liberdade para que os pais pesquisem preços no mercado e comprem no seu local preferido. Comprar em papelarias que comercializam itens em pacotes fechados é uma alternativa. Geralmente, essas grandes redes de papelarias trabalham com o sistema de auto-serviço, onde o consumidor escolhe os produtos nas gôndolas e no final da compra passa no caixa. Com preços mais em conta, muitos pais chegam a comprar material além do requisitado pela escola, dividindo a compra entre filhos ou amigos.
No Colégio Morumbi Sul, a única obrigatoriedade dos pais é comprar na escola as apostilas da rede Pitágoras, material de ensino utilizado pelo colégio da Educação Infantil ao Ensino Médio. Quanto aos itens de papelaria, as listas ficam prontas na primeira semana de janeiro e são colocadas no site da escola para consulta e pesquisas de preços. Para o material de artes há a opção de pagar uma taxa para a escola e receber o pacote pronto. Segundo Giuliano Ribeiro da Silva, encarregado da papelaria do Morumbi Sul, por comodidade muitos pais preferem essa opção.
Para a diretora administrativa do Colégio Magister, Karin Martinho Nogueira, é comum que os pais comprem o material na papelaria da escola pela facilidade de encontrar tudo o que foi solicitado num só lugar. “Comprando na escola, os pais dispõem do pacote da série do seu filho já montado”, diz. No Magister, a lista de material escolar e de livros didáticos é definida pela equipe pedagógica e liberada para os pais no início de janeiro. Há dois anos, a escola passou a trabalhar com material de uso coletivo para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, diminuindo muito o desperdício. “Quando as listas eram compradas individualmente, percebíamos muita sobra de material no final do ano”, comenta Karin. Pelo novo sistema, cada série compra um determinado item do material. Tudo fica guardado na escola, diminuindo o valor de cada lista e também as sobras.

Na próxima edição, leia Dicas sobre Equipamentos e Acessórios Esportivos