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Guia para Gestores de Escolas

Dicas para o sucesso na comunicação da sua escola: Quando os sistemas não funcionam é preciso rever os conceitos

Por Carina Gonçalves

Você tem site, redes sociais, e-mails e utiliza, também, outras maneiras de se comunicar com o público alvo, mas percebe que ainda não está de acordo com o retorno desejado ou proporcional ao que poderia ter. Quando isso acontece, é hora de rever os conceitos e as estratégias de comunicação que estão sendo praticadas dentro e fora da sua escola para tentar encontrar algum possível erro.

Muitas vezes, um descuido ou mesmo a falta de atenção para um determinado assunto pode ser o motivo para que os resultados não fluam positivamente. Tenho vários exemplos de como não fazer funcionar algo que pode dar certo. Mas esse não é o foco de hoje.  Vamos falar de como melhorar a comunicação e ampliar os horizontes, especialmente, no que diz respeito ao conceito e amarca da instituição.

Antes de tudo, responda se você já possui as seguintes estratégias:

– planejamento anual de calendário de eventos do ano letivo e, também, de ações especiais;

– departamento de comunicação e marketing, com profissionais habilitados para estas funções, que possam exercê-las a contento e sem probabilidade de erros primários comuns e cometidos por outros funcionários que atuam, sem experiência, expertise ou atenção ao foco proposto.

Lembre-se que não basta apenas ter boa escrita ou administrar as redes sociais e, com isso, conquistar o sucesso e retorno almejado. Às vezes, querer poupar acumulando funções é um dos erros mais suscetíveis ao fracasso do que se deseja comunicar.

– quando surge uma demanda, você ou sua equipe consegue desenvolver as soluções em curto prazo?. Caso contrário, isso pode provocar efeito negativo, pois ninguém gosta de esperar dias por uma resposta de e-mail ou por informações de qualquer departamento.

Se após as menções acima você consegue visualizar onde esta errando, ainda a tempo de mudar e buscar novos caminhos. Caso contrário, o melhor a fazer é pedir auxilio de um profissional da área de comunicação, seja para uma consultoria ou para projetos novos com foco para as suas necessidades reais.

No entanto, não basta somente isso. É preciso que você esteja disposto a colaborar, fornecer informações precisas e, também, atender as demandas do profissional a tempo de que possam ser colocadas em prática dentro do “time” proposto para conquistar possíveis resultados.

Sabemos que hoje, ainda mais com a crise econômica, é necessário se mostrar para o público alvo. Só assim, você conquistará novos e potenciais clientes (estudantes pagantes em dia). O meu desejo é que todas as escolas possam usufruir das técnicas e sabedoria que a comunicação bem implantada pode oferecer. Se quiserem mais dicas, escrevam para o meu e -mail: [email protected]

 

Carina Gonçalves

É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing.

 

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