Dica – Pisos

Matéria publicada na edição 22 | novembro 2006 – ver na edição online

Para pisos mais bonitos e duráveis

Pisos de pedras naturais merecem atenção especial. Para que ardósia, granito, mármore, granilite e outras pedras fiquem sempre limpas e com brilho de novas, é preciso contratar o serviço de empresas especializadas em cuidados com os pisos.

Primeiro é preciso distinguir tratamento de polimento. O tratamento consiste na limpeza e remoção de produtos existentes, seguida de aplicação de selador e impermeabilizante. Em áreas internas, recomenda-se a remoção de ceras velhas com enceradeira e o uso de uma cera seguida de selador impermeabilizante. Pisos que recebem tratamento adequado ganham melhor aparência e ficam protegidos contra o desgaste excessivo nas áreas de grande tráfego. Além disso, aumenta a segurança dos usuários, já que as superfícies tornam-se antiderrapantes. As operações de limpeza e desinfecção também são facilitadas pelo melhor estado dos pisos.

Já o polimento consiste no desgaste da pedra com uma seqüência de discos abrasivos diamantados, proporcionando a retirada de riscos e porosidades existentes e devolvendo o brilho natural da pedra. Maquinários modernos restauram pisos misturando água durante o processo de polimento, evitando poeira. Em muitos casos, também é retirado e refeito todo o rejuntamento das peças. Após o polimento, a manutenção deve ser feita sempre com produtos neutros, nunca cloro nem água sanitária, que tornam os revestimentos naturais porosos.

Conheça os revestimentos naturais mais comuns:

Granilite:
Piso muito resistente usado em corredores, halls de serviço e escadarias, o granilite é
constituído basicamente de cimento, areia selecionada e agregados de elevada resistência, como o basalto, o granito e alguns tipos de calcário. Jamais devem ser usados produtos ácidos para lavar pisos de granilite, o que desgastaria o cimento presente em sua composição.

Granito:
Oferece alta resistência à abrasão e imensa variedade de texturas e cores. Como tem maior dureza e os poros bem fechados, é o piso que custa mais a ser polido, com o uso de discos diamantados em máquina politriz.

Mármore:
Rocha natural de resistência média. Sua aplicação deve ser evitada em cozinhas, devido ao uso constante de produtos químicos na limpeza.

Ardósia:
Largamente utilizada na construção civil pelo seu baixo custo e versatilidade. Para obter maior brilho é preciso aplicar verniz, resina ou cera, sendo necessária renovação periódica.Quando a camada de proteção se torna espessa ou envelhecida deve-se providenciar a remoção com removedores apropriados, antes de nova aplicação.