Dica – Pisos

Matéria publicada na edição 06 | julho 2005 – ver na edição online

Manutenção e segurança

Cuidar da manutenção dos pisos da escola valoriza os ambientes. Pedras, como granito, mármore, ardósia ou granilite, e até mesmo pisos de concreto, podem necessitar de polimento conforme o estado em que se encontram. Cloro e água sanitária tornam o piso poroso. Para evitar esse desgaste, devem ser utilizados produtos de limpeza com pH neutro. Pisos que já foram agredidos pelo uso constante de produtos químicos só são restaurados através de desbaste com discos diamantados – muitas empresas restauram o piso com um processo que não gera poeira, misturando água durante a raspagem.
Depois do polimento, o piso deve ser impermeabilizado. Quando se quer manter o aspecto rústico, original da pedra, deve-se optar pela impermeabilização sem brilho. Já para a ardósia é mais comum o uso da resina com brilho. Periodicamente, as pedras devem receber tratamento apropriado, com a limpeza e remoção dos produtos existentes, seguida de aplicação de selador e impermeabilizante.
Nos ambientes internos da escola, pisos de cerâmica exigem pouca manutenção, apenas varrição diária e lavagem periódica. Para pisos vinílicos, a base de PVC, colocados em mantas ou placas e muito utilizados em salas de aula e bibliotecas, também é indicada a aplicação de cera para manutenção do brilho. Mas é nos playgrounds que deve ser dada a máxima atenção ao piso, por uma questão de segurança. Tatames de EVA são removíveis para limpeza e só indicados para áreas fechadas, não sujeitas a chuva (brinquedotecas, por exemplo). Já sob os brinquedos do playground é recomendável um piso que amorteça quedas. Uma opção é a grama sintética. Há ainda o piso de borracha reciclada, que resiste aos efeitos do tempo, é antiderrapante, disponível em diversas cores e absorve impactos.

Na próxima edição, leia Dicas sobre Copiadoras