Dica – Programação Visual/Sinalização

Matéria publicada na edição 10 | novembro 2005 – ver na edição online

Identidade e segurança

A programação visual confere à escola sua identidade. As cores e o estilo do logotipo se repetem nos ambientes, na comunicação visual interna e até mesmo nos uniformes dos alunos. Guida Machado, diretora da Escola Cidade Jardim Play Pen, escola bilíngüe com cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, lembra que há 15 anos encomendou ao publicitário Roberto Cippolla o logotipo do colégio. “Pedi a ele que usasse cores e que fugisse da seriedade. Queria algo lúdico”, lembra. As cores do logotipo – vermelha, laranja e amarela – são utilizadas também nas camisetas pólo dos uniformes das crianças. Cada aluno usa a camiseta na cor preferida. “Assim, a escola fica colorida”, confirma Guida.
José Antonio Mayo, especializado na confecção de material de sinalização para colégios, empresas, indústrias e condomínios, afirma que é possível aplicar as cores desejadas nas placas indicativas. “Há uma gama de cores muito grande, tanto utilizando pintura tipo automotiva como adesivação”, explica. As placas podem ser confeccionadas em PVC, acrílico, alumínio e aço. O PVC é o mais resistente no caso de sinalizações para ambientes externos. Já o acrílico tem melhor acabamento e se for impresso pelo verso tem longa durabilidade. Mayo recomenda que se evite placas de acrílico com o escrito adesivado pela frente: o acabamento é ruim e tem pouca durabilidade. Já o alumínio tem um custo parecido com o acrílico. O alumínio produzido em escala industrial tem 0,03 a 0,04 milímetros de espessura e um preço ainda menor. Pode ser encontrado no mercado já impresso e com adesivo para fixação. Porém, por ser muito fino está sujeito a rasgar durante o manuseio. As placas em alumínio feitas sob encomenda têm um milímetro de espessura, portanto mais rígidas e duráveis. Já o material top de linha utilizado para sinalização é o aço gravado.
Além da sinalização indicativa – como identificação e localização de salas de aula, cantina, biblioteca, sala dos professores e outros ambientes da escola – é necessário cuidar da sinalização de segurança, obrigatória em todas as edificações, conforme as exigências do Corpo de Bombeiros (para o estado de São Paulo, por exemplo, vale a Instrução Técnica nº 20/2004 do Corpo de Bombeiros). É o caso da identificação de hidrantes, extintores, portas corta-fogo e saídas de emergência.
Se a escola possuir elevadores, é preciso estar atento ainda às exigências específicas de sinalização para o equipamento. Em São Paulo, por lei deve-se afixar junto à porta dos elevadores o seguinte aviso: “Aviso aos passageiros: antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar.” É necessária ainda a colocação de placas informativas contendo normas de segurança e informando que é proibida qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores.